Geral

Apple anuncia o iBooks 2 para iPad e pretende revolucionar educação

Empresa anunciou iBooks Author, programa gratuito para criação de livros.

Arquivo Publicado em 20/01/2012, às 00h40

None

Empresa anunciou iBooks Author, programa gratuito para criação de livros.

A Apple anunciou nesta quinta-feira (19) o iBooks 2, nova versão do programa para a leitura de livros digitais para iPhone, iPod touch e iPad. Os livros, disponíveis na loja virtual iBook Store, terão conteúdo multimídia como vídeos e gráficos animados.


Ao lado do iBooks 2, a empresa revelou o programa iBooks Author, que permitirá que os usuários criem seus próprios livros com textos, imagens e vídeos, focando o uso dos recursos para as salas de aula.


Durante a apresentação, realizada em Nova York, nos Estados Unidos, a Apple mostrou que é possível usar o iBooks 2 e o iBooks Author na escola. A empresa apresentou provas escolares e exercícios criados por professores que são entregues aos alunos em seus iPads.


O programa iBooks Author, que foi anunciado como um editor de livros, aceitando textos do Word, por exemplo, e adequando-os às páginas de forma automática, pode ser usado em instituições de ensino. Além de professores, os alunos podem criar trabalhos e pesquisas usando os recursos do iBooks Author.


Já o aplicativo iTunes U, voltado à educação universitária, foi expandido e agora permite aos professores criarem cursos on-line para seus alunos, que poderão baixar o conteúdo em áudio ou em vídeo direto da loja virtual iTunes Store para o iPhone ou iPad.


Os programas estão disponíveis a partir desta quinta-feira (19) gratuitamente para iPad, segundo a empresa.


As editoras norte-americanas Pearson, McGraw-Hill e Houghton Mifflin Harcourt foram anunciadas como parceiras, fornecendo livros didáticos por até US$ 15 nos Estados Unidos.


A reportagem tentou entrar em contato com a Apple no Brasil, mas não conseguiu.

Jornal Midiamax