Após reunião com a OAB/MS, Sejusp quer construção de 13 presídios
Com um deficit de 4.662 vagas no sistema carcerário de Mato Grosso do Sul, a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) pleiteia a construção de 13 novos presídios, além da ampliação de outras cinco unidades. A informação foi repassada pelo secretário da pasta, Wantuir Jacini, após reunião com a OAB/MS e outras entidades […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com um deficit de 4.662 vagas no sistema carcerário de Mato Grosso do Sul, a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) pleiteia a construção de 13 novos presídios, além da ampliação de outras cinco unidades. A informação foi repassada pelo secretário da pasta, Wantuir Jacini, após reunião com a OAB/MS e outras entidades último dia 24 de maio.
De acordo com Jacini, as ampliações e construções dos presídios tem como objetivo reduzir a “hiperpopulação” carcerária – palavras de do próprio secretário -, além de melhorar o desenvolvimento do processo de ressocialização dos presos. Porém, segundo Jacini, a Secretaria aguarda verbas para atender as demandas, e já solicitou apoio do Ministério da Justiça e do Departamento Penitenciário Nacional. A OAB/MS enviou ofício à bancada federal do MS solicitando apoio para verbas federais a serem aplicadas no sistema prisional.
A Sejusp tem o intento de ampliar as cadeias masculinas de Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti, Ponta Porã, Naviraí e cadeia feminina de Três Lagoas. Também deseja a construção de cadeias masculinas de Campo Grande, Dourados, Corumbá, Amambai, Nova Andradina, Três Lagoas, Paranaíba, Jardim, Coxim; e a construção das cadeias femininas de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã e Corumbá.
Mato Grosso do Sul possui uma população carcerária de 11.088 presos, segundo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), número 72,5% maior que o número total de vagas no Estado, 6.426. Apenas por tráfico de entorpecentes, são 2.990 presos.
No último dia 24 de maio, a cúpula da segurança pública de MS se reuniu para discutir a situação carcerária. Representada pelo seu vice-presidente, Júlio César Souza Rodrigues, a OAB/MS cobou a liberação verbas federais para aplicar na segurança regional.
Segundo Júlio Rodrigues, a OAB/MS terá expedientes com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para tratar da situação carcerária e tentar a liberação de verbas para o Estado aplicar em segurança pública.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Diplomação de eleitos em municípios de MS começa nesta semana; confira datas
Campo Grande terá diplomação de vereadores e prefeita em 18 de dezembro
Mulher é presa com quase 700 caixas de remédios em farmácia clandestina em Campo Grande
Policiais civis foram até o estabelecimento na manhã desta quarta-feira (11) e encontraram 638 caixas de medicamentos
Castramóvel realiza atendimento gratuito em shopping de Campo Grande
Atendimento será realizado no sábado (14), das 14 às 17 horas
Justiça solta piloto de avião apontado como negociador de armas em Campo Grande
O autuado passou por audiência de custódia nesta quarta-feira (11)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.