Após reportagem do Midiamax, Conselho Tutelar tem fornecimento de combustível restabelecido

Representantes dos conselhos tutelares de Campo Grande se reuniram no início da tarde desta terça-feira (13) para expor a situação devido à falta de combustível e de condições de trabalho. No início da reunião, as conselheiras informaram que a reportagem veiculada na manhã de hoje provocou a normalização do abastecimento dos veículos por volta do […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Representantes dos conselhos tutelares de Campo Grande se reuniram no início da tarde desta terça-feira (13) para expor a situação devido à falta de combustível e de condições de trabalho. No início da reunião, as conselheiras informaram que a reportagem veiculada na manhã de hoje provocou a normalização do abastecimento dos veículos por volta do meio dia.

No primeiro turno do processo eleitoral os Conselhos Tutelares foram informados que teriam o combustível cortado por contenção de despesas. A determinação chegou a ser publicada no Diário Oficial do município.

O Conselho Tutelar protocolou um pedido investigação ao Ministério Público, solicitando providências a cerca da falta da falta de combustível e da má condição dos veículos utilizados pela entidade que, de acordo com as conselheiras, estão em condições precárias.

As conselheiras avaliam que o serviço é prioritário, não podendo sofrer este tipo de ação. “Na falta de combustível deixamos de fazer as visitas sociais, conduzir crianças e adolescentes às delegacias (DEPCA) e Instituto Médico Odontológico Legal (IMOL). Cada conselho atende mais de 200 bairros, as denúncias estão chegando e não podemos fazer nada.”, relata Miriam Falcão, do Conselho Norte.

Hoje de manhã, um adolescente infrator do Piratininga não pode ser atendido porque nossa viatura estava sem combustível. “Não podemos sofrer com contenção de despesas, pois nosso trabalho é essencial para a comunidade. É um trabalho que deve funcionar 24h.”, comenta Meiliane Higa – Conselho Sul.

Devido à proximidade do feriado, as conselheiras comentam terem receio de suspender os atendimentos pela decretação de ponto facultativo para o funcionalismo público. “Provavelmente amanhã a Prefeitura deve decretar ponto facultativo e se voltarem a suspender o abastecimento só teremos condições de realizar atendimentos na segunda-feira.”, avalia Marta Vanuza – Conselho Centro.

Elas explicam que, por ser um órgão autônomo, mas que deve ser mantido pela Prefeitura, acabam não tendo tanta atenção das autoridades. “Já tivemos nossas férias cortadas pela contenção de despesas, conforme alega a Prefeitura.”, conta Miriam.

SAS

A Secretaria de Assistência Social informou que a Prefeitura passa por um momento de licitação e que por isso, fez uma compra emergencial de combustível para atender aos conselhos tutelares.

De acordo com a SAS, os conselhos não correm risco de terem suspenso o abastecimento dos veículos durante o feriado.

Conteúdos relacionados