Após reforma praça Ary Coelho será inaugurada em Campo Grande

O prefeito Nelson Trad Filho entrega aos campo-grandenses, neste sábado (22.09) – início da Primavera – a nova Praça Ary Coelho, revitalizada, mais moderna e bonita. A cerimônia acontece a partir das 17h30min e o público irá assistir a um grande espetáculo de queima de fogos. A solenidade faz parte da programação de anivesário de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O prefeito Nelson Trad Filho entrega aos campo-grandenses, neste sábado (22.09) – início da Primavera – a nova Praça Ary Coelho, revitalizada, mais moderna e bonita. A cerimônia acontece a partir das 17h30min e o público irá assistir a um grande espetáculo de queima de fogos. A solenidade faz parte da programação de anivesário de 113 anos de Campo Grande.

A Praça Ary Coelho – um novo espaço de lazer e contemplação da família – recebeu pergolado com estrutura em madeira, iluminação moderna, parquinho com piso de avançada tecnologia, sem areia. A maior novidade da praça vai ficar por conta do chafariz com fonte d’água com sistema de iluminação e sonorização aos moldes internacionais. A fonte luminosa será responsável por um grande espetáculo de beleza e cores. Com funcionamento eletrônico, a fonte recebeu 120 lâmpadas de led e vai funcionar automaticamente no ritmo de sons. A iluminação em led é de útima geração e com vida útil mais longa.

O grupo da Terceira Idade ganha uma área especial com academia ao ar livre e local reservado com mesinhas de dama e xadrez embaixo das árvores, na tranquilidade da sombra. A região central da cidade é uma das que mais concentra a população idosa que poderá aproveitar os momentos de lazer com segurança.

A Praça Ary Coelho, de 10 mil m² de área, recebeu novo calçamento e conta com banheiros reformados – localizados embaixo do novo coreto que retoma a história do local. Fechada com grades, a praça terá cinco entradas, uma em cada esquina e horário de abertura e fechamento ao público.

Outro aspecto importante da praça consiste no novo paisagismo que chama a atenção pela beleza da composição da vegetação e será um dos atrativos do local com novos canteiros, plantas e flores. Vale lembrar que a Praça Ary Coelho é dotada de Internet gratuita.

Manutenção da Praça

O banco HSBC vai ajudar na manutenção da Praça Ary Coelho por meio do Propam (Programa de Parceria Municipal), convênio que será firmado entre a instituição financeira e a Prefeitura de Campo Grande. Em visita à capital, no início deste mês, os executivos do HSBC conheceram o projeto de revitalização da Praça apresentado pelo prefeito no Gabinete da Esplanada. Trad Filho ressaltou aos executivos que a Praça tem um significado histórico para a cidade, lembrando ainda o fluxo expressivo de pessoas que passam pelo local diariamente.

História

Localizada no centro da cidade, a Praça Ary Coelho é um espaço que faz parte da história da cidade. No local funcionou o primeiro cemitério de Campo Grande, quando ainda era a cidade era denominada Arraial de Santo Antonio. Tornou-se praça em 1909, e quatro anos depois recebe o nome de Praça 2 de Novembro. Em 1915 passou a chamar Praça Municipal.

Em 1922, são construídos o coreto e a pérgola, demolindo-se o primeiro em 1957 para dar lugar à fonte luminosa. Em 1925, é construído o Pavilhão do Chá. Já em 1957, no local passou a funcionar a Biblioteca Municipal. Em 1954, a praça recebe o nome do ex-prefeito de Campo Grande, Ary Coelho, assassinado em 1952, em Cuiabá.

Ao longo dos anos, a Praça Ary Coelho recebeu diversas reformas. Em 1957, o coreto foi substituído por uma fonte luminosa e, nos anos 70, foi implantado o playgroud. Em 1996, a praça foi totalmente reconfigurada com reformulação dos canteiros, utilizando-se de formas orgânicas em contraponto ao geométrico desenho anterior. A pérgola antiga, a fonte luminosa e os espelhos d’água foram restaurados e mantidos.

 

Conteúdos relacionados