Após matéria do Midiamax, sindicato vai até o Walmart averiguar denúncia de funcionários
Funcionários acusam o supercenter de sonegação de direitos trabalhistas e danos morais
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Funcionários acusam o supercenter de sonegação de direitos trabalhistas e danos morais
O Sindicato dos Empregados do Comércio informou que após matéria publicada pelo jornal Midiamax – sobre funcionários que estão processando o Walmart por sonegação de direitos trabalhistas e danos morais – houve uma inspeção para apurar o fato. Segundo a diretora de relações sindicais, Rubia Santana, vários pessoas confirmaram o excesso de horas extras sem remuneração e demais práticas denunciadas à reportagem. O sindicato informou ainda que irá convocar o supercenter para uma reunião na próxima semana, com o intuito de solucionar o caso.
Os funcionários alegam que foram contratados para a função de gerente, mas que na prática, não exerciam cargo de confiança, uma vez que todas as decisões deveriam passar por um diretor. Eles eram obrigados ainda a trabalhar em jornadas que duravam de 6h às 19h – com meia hora de almoço, e das 14h às 01h, bem como a se submeter a diversos tipos de constrangimentos.
Rubia explicou que esteve ontem (17) no Walmart, na tentativa de descobrir a veracidade das denúncias. “Estivemos pessoalmente e conversamos com vários funcionários e setores para verificar as informações da reportagem. Grande parte deles confirmou as escalas de horas extras e a questão do constrangimento de ter de rebolar durante o grito de guerra, que apesar de ser prática da rede internacional, não é encarada da mesma maneira por todas as pessoas”, declarou.
Ela informou ainda que o sindicato irá encaminhar um documento para o supercenter, convocando os responsáveis para participar de um reunião na próxima semana. “Nós do sindicato atuamos como intermediadores. Esperamos chegar a um consenso, mas caso isso não ocorra, as reclamações serão encaminhadas ao MPT (Ministério Público do Trabalho).
Outros casos
Além do Walmart, o sindicato intermediou reclamações contra o supermercado Carrefur, no final do ano passado. Todos os dias às 15h, tocava a música tema do Ayrton Sena (Fórmula 1). Esse era o aviso estipulado pelo mercado, para que todos os funcionários descessem para ajudar nos caixas, o que atrasava o serviço de quem descia para ajudar, resultando em ter que permanecer por mais tempo na loja, sem receber horas extras. Segundo o sindicato, a situação já foi solucionada.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.