O governador baiano, Jaques Wagner (PT), anunciou na manhã desta quinta-feira que o seu Estado estará fora do horário de verão 2012/13. De acordo com ele, houve uma consulta popular encomendada pelo governo, e 76% dos baianos reprovaram a vigência da alteração de horário no estado. O anúncio foi feito ao vivo durante uma entrevista do governador a um programa de TV.

A ficou oito anos fora do horário de verão e retomou a participação no ano passado. Houve uma campanha junto ao empresariado local apresentando as vantagens de se alinhar ao horário de Brasília e, na ocasião, a Bahia voltou a fazer parte do horário, mas boa parte da população não gostou da ideia.

No anúncio desta quinta-feira, Jaques Wagner alegou que a economia de é pequena no Estado e que os trabalhadores que precisam acordar mais cedo não serão mais prejudicados ao serem obrigados a pegar ônibus ainda com a escuridão da madrugada.

Além disto, explicou o governador, houve manifestações da população também junto à Ouvidoria Estadual. A decisão do governo de retirar a Bahia do horário de verão já foi comunicada ao Ministério de Minas e Energia. “Não posso brigar com a Bahia inteira. Não tenho vergonha de voltar atrás. Como governador você ouve a opinião da população e ajusta sua decisão”, disse.

Além da pressão da população, centrais sindicais também pressionaram Wagner para que a Bahia voltasse a ficar de fora do horário de verão. Na quarta-feira, seis grupos de trabalhadores protocolaram um documento em que rejeitavam a participação do Estado no atraso dos relógios. No dia das eleições, em entrevista à imprensa, o petista havia dito que este ano o horário de verão estava mantido no Estado.