Uma estudante de Dourados que teria comentado sobre o grupo indígena de rap Bro MC’s  se retratou durante a noite desta segunda-feira (16) em sua página pessoal do Facebook sobre o comentário que fez.

Apesar da retratação, o Ministério Público Federal disse que continuará as investigações para saber se houve racismo no comentário. Caso sim, a estudante responderá criminalmente pelo pronunciamento.

A jovem disse, em nota, que jamais foi preconceituosa e respeita à Cultura Indígena, sabendo da importância dela para o País.

O grupo indígena participou no último sábado (14) do programa TV , da Rede .

Junto com a denúncia enviada ao MPF, há a impressão de uma página do site
reproduzindo comentários dos internautas. A estudante em questão teria dito que a apresentação foi um “lixo” e ainda chamou os músicos de “índios fedorentos”, além de utilizar palavras de baixo calão.

Em nota, o MPF disse que vai requisitar informações ao site para verificar a veracidade das mensagens. Caso positivo, poderá ser instaurado inquérito e posterior processo penal pelo crime de racismo, previsto pelo artigo 20 da Lei 7.716/89.

A prevista para esse crime é de um a três anos de reclusão. Quando o crime é
cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de
qualquer natureza, a pena passa a ser de dois a cinco anos de prisão e multa.

A autora das mensagens e as pessoas que as reproduziram também poderão ser chamadas a depor e, em tese, responderão a ação penal por racismo.