A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta terça-feira que 106 usinas de geração de energia de um total de 123 manifestaram interesse em renovar a concessão que venceria entre 2015 e 2017, segundo o diretor do órgão regulador André Pepitone.

Ele disse a jornalistas, ainda, que Cemig, Copel e Energisa estão entre as empresas que não quiseram renovar algumas concessões em geração de energia, em um total de 17 usinas.

A Cemig já havia informado na segunda-feira que não pediria a renovação das usinas de São Simão, de 1,7 mil megawatts (MW), Jaguara (424 MW) e Miranda (408 MW) .

Além destas três, Pepitone afirmou que a Copel deixou de pedir a renovação da usina de São Joaquim. No caso da Energisa, ficaram de fora duas usinas no Estado do Rio de Janeiro, Catete e Xavier, que foram danificadas durante enchente em Nova Friburgo em 2011.

Até o final desta terça-feira, a assessoria de imprensa da Aneel comprometeu-se a divulgar uma lista completa das manifestações de interesse de renovação das concessões em geração, distribuição e transmissão.