O bispo espanhol Pedro Casaldáliga deixou a aldeia de São Félix do Araguaia, no interior do Mato Grosso, devido a um aumento do número de ameaças que recebe há anos, por seu trabalho em favor dos índios, afirmou neste sábado à Agência Efe, um porta-voz do Conselho Indigenista Missionário (Cimi)

“Don Pedro tem certeza”, se limitou a dizer a fonte, que não quis revelar para onde foi levado Casaldáliga, de 84 anos, que sofre do Mal de Parkinson. O bispo estaria sob proteção da Polícia Federal.

O Cimi denunciou que as ameaças se redobraram duplicaram nas últimas semanas, aparentemente, devido a proximidade da decisão da justiça em favor de índios xavantes em um processo pela propriedade de terras na região.

Os xavantes contam há mais de duas décadas com o apoio do bispo espanhol, que chegou em 1968 a São Félix do Araguaia, onde reside desde então, e é bispo emérito. O Cimi e outras organizações indigenistas sempre expressaram solidariedade ao religioso.

Casaldáliga nasceu na Catalunha e passou sete anos como missionário na Guiné Equatorial antes de chegar ao Brasil. No país, se aproximou da Teologia da Libertação, nascida nos movimentos de base da Igreja Católica.