Alunos organizam atividades de esporte e lazer na 4º Feira do Profuncionário

Os participantes da quarta turma do programa Profucionário realizam neste sábado (14) a 4º Feira do Profuncionário, que tem como tema “Esporte, Cultura e Lazer na vida dos servidores públicos estaduais e municipais”. O evento acontece no Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (Cepef), a partir das 8 horas. O Profuncionário oferece formação e […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os participantes da quarta turma do programa Profucionário realizam neste sábado (14) a 4º Feira do Profuncionário, que tem como tema “Esporte, Cultura e Lazer na vida dos servidores públicos estaduais e municipais”.

O evento acontece no Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (Cepef), a partir das 8 horas. O Profuncionário oferece formação e habilitação técnica em nível médio para os profissionais da educação que exercem funções administrativas nas escolas da Rede Pública de Ensino. O Programa visa formar os funcionários das unidades escolares em habilitação compatível com a atividade que exerce na escola.

A formação em nível técnico de todos os funcionários é uma condição importante para o desenvolvimento profissional e aprimoramento no campo do trabalho e, portanto, para a carreira. O decreto 7.415, de 30 de dezembro de 2010, institui a política nacional de formação dos profissionais da educação básica e dispõe sobre a formação inicial em serviço dos funcionários das escolas.

Entre seus objetivos fundamentais está a valorização do trabalho desses profissionais da educação, por meio da oferta dos cursos do Programa Profuncionário. O curso possibilita aos participantes a aquisição de conhecimentos históricos e de interpretação da escola e da educação como espaços coletivos de formação humana, de contradição e diversidade.

Em Mato Grosso do Sul, o Profuncionário começou em 2006 como projeto piloto em Dourados, atendendo inicialmente a 300 alunos. Em 2007, já adequado à realidade do Estado, o Programa foi estendido para Campo Grande, Três Lagoas, Ponta Porã e posteriormente para os municípios de Anastácio, Aquidauana, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Pedro Gomes, Itaporã, Anaurilândia, Naviraí, Eldorado e Itaquiraí. Para 2012, está previsto o atendimento a outros municípios que aderiram ao Plano de Ações Articuladas (PAR).

O Profuncionário é oferecido em dois blocos, de forma concomitante ou subsequente ao ensino médio, com carga horária de 1.260 horas. O Bloco I, comum a todas as habilitações, é composto pela Formação Pedagógica e Formação Técnica Geral, incluindo os módulos de informática, produção textual, direito administrativo e do trabalho, relações interpessoais e gestão escolar.

O Bloco II apresenta a formação técnica específica de cada curso. Atualmente, 1.411 funcionários de escolas públicas de Mato Grosso do Sul estão participando dos cursos técnicos em Secretaria Escolar, para os profissionais que atuam na secretaria da escola; Multimeios Didáticos, para os profissionais da biblioteca; Alimentação Escolar, para os profissionais da merenda; Infraestrutura Material e Ambiental para os que atuam nos serviços gerais, portaria e inspeção de alunos.

Os cursos técnicos oferecidos pelo Profuncionário buscam promover conhecimentos, saberes, princípios e valores que credenciem os participantes a atuarem como gestores de suas competências no interior do ambiente escolar.

A coordenadora do Profuncionário, Marlyse Oliveira, explica que “os conhecimentos adquiridos pelo trabalhador durante o curso são implantados na escola e acompanhados pelo tutor durante a Prática Profissional Supervisionada”. De acordo com ela, “o Programa associa formação, valorização e profissionalização”. Endereço Cepef: rua Antonio Silva Vendas, 115, Miguel Couto.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados