O bom momento vivido pela soja em Mato Grosso do Sul, fez com que o preço dos imóveis rurais saltasse de valor este ano. Em São Gabriel do Oeste os valores das terras subiram em torno de 20% a 25%, se comparado com o ano passado, segundo corretores.

O índice reflete o bom momento da agricultura regional, animada com os altos preços das commodities no mercado internacional, principalmente a soja, carro-chefe da agricultura no Estado.

De acordo com o corretor Wilson Mendes o aumento no preço do hectare de terra é resultado direto da valorização da safra da soja este ano. “Com certeza o preço da soja influenciou nesse aumento de valor das terras. Mas temos que lembrar que esse momento é passageiro. Nossa soja se valorizou assim, por conta da atuação ruim do grão nos EUA. É provável que no próximo ano tudo volte ao normal”, relata Wilson.

No Estado, segundo corretores, a inflação dos imóveis rurais ficou entre 25% e 30%. O preço do hectare de uma terra considerada de boa produtividade chega aos R$ 30 mil.