Fernando Alonso chegou a Interlagos com chances de título em parte graças à tática da Ferrari no GP dos Estados Unidos, forçando uma penalização a Felipe Massa para que o espanhol largasse do lado limpo da pista. Nada que tenha causado algum constrangimento ao bicampeão.

“Estou orgulhoso do meu time pela decisão estratégica de largar no lado limpo da pista com os dois carros”, declarou Alonso à revista Autosport. Em Austin, o espanhol largou em sétimo, mas deveria largar em oitavo, no lado sujo. Mas Massa, que ficou em sexto no treino de classificação, teve a caixa de câmbio trocada e foi punido com a perda e cinco posições, favorecendo o companheiro.

A manobra ajudou Alonso a chegar em terceiro no penúltimo GP da temporada, e impedir que Vettel se sagrasse campeão por antecipação. “Funcionou muito bem e, talvez por isso, meus rivais não estão muito felizes”, comentou o espanhol.

“Estou orgulhoso da equipe porque eles disseram a verdade. Não é todo o time que diz a verdade quando é preciso tomar decisões estratégicas”, continuou Alonso, que disse achar engraçada a reação contrária de parte de seus adversários.

“É engraçado. Acho que já vimos tanta coisa nas equipes, não só neste ano, mas também no passado. Já vimos isso muitas vezes em muitas equipes”, afirmou o espanhol. Seu rival na briga pelo título, Sebastian Vettel, se limitou a dizer que a Red Bull teria uma atitude diferente.

“O que eles fazem não está em nossas mãos. Não sei se Felipe realmente teve problema com a caixa de câmbio ou não, mas não é nosso trabalho focar nessas coisas. É uma postura diferente em comparação com a nossa equipe. Assim é a vida, cada um lida com as situações de maneiras diferentes”, avaliou Vettel.

Em entrevista à rádio Jovem Pan, Massa deu a sua versão sobre o episódio: “Não tive o que fazer praticamente, mas o que eu fiz foi a coisa certa. Sempre fui um cara honesto, mas na torcida sempre tem o cara que não tem o que fazer e vai escrever besteira nos blogs, e tem o cara que torce, como pude ver quando cheguei aqui. Só me interesso em fazer o meu trabalho de forma honesta como sempre”.