Quando Juninho e Seedorf pareciam os protagonistas da partida, o atacante Alecsandro surgiu aos 41min do segundo tempo e garantiu a vitória do Vasco sobre o Botafogo por 1 a 0, nesta quarta-feira, no Engenhão. Além de ampliar a vantagem na artilharia da competição, com oito gols, o camisa 9 colocou o time de São Januário na liderança provisória do Campeonato Brasileiro. Resta agora a torcida por uma derrota do Atlético-MG para o Santos, na próxima quinta-feira, em Belo Horizonte, para a manutenção no topo da tabela.

A partida começou com o Botafogo forçando as jogadas pelo lado direito da defesa do Vasco. Como o lateral direito Auremir era dúvida para o compromisso por dores na coxa direita, o técnico Oswaldo de Oliveira posicionou Seedorf no setor para aproveitar as tabelas com Marcio Azevedo. Com menos de 5min, Renato e Vitor Junior tiveram oportunidades de abrir o placar.

Mesmo tentando se encontrar em campo, a resposta do Cruzmaltino veio com muito perigo em três lances consecutivos. Aos 10min, Juninho cobrou falta para a área. Alecsandro cabeceou com perigo e Jefferson fez grande defesa. Um minuto depois, o goleiro alvinegro salvou, no ângulo, chute de Nilton. Aos 14min, Carlos Alberto conseguiu bela jogada e a bola explodiu no pé da trave.

Depois do início avassalador, os times diminuíram um pouco o ritmo, mas seguiram a busca pelo gol. O Botafogo aproveitava Seedorf, bem mais solto do que no jogo de estreia. O Vasco apostava na chegada em velocidade dos laterais, além dos passes de Juninho e Carlos Alberto. A primeira etapa terminou com a equipe de São Januário melhor e pressionando o Alvinegro.

Os times voltaram para o segundo tempo cadenciando o jogo e esperando a melhor oportunidade para agredir o setor defensivo adversário. O Vasco manteve o panorama e ampliou o domínio territorial. Juninho e Carlos Alberto seguiam comandando o meio-de-campo. Pelo lado alvinegro, Clarence Seedorf acalmava os companheiros e organizava as jogadas.

Aos 24min, Cristóvão Borges colocou Felipe no lugar de Carlos Alberto e foi vaiado pela torcida. Por outro lado, o camisa 6 completou seu sétimo jogo na competição e deu fim ao processo de especulação envolvendo uma possível transferência para o Flamengo. Depois de correr muito e se destacar, Seedorf também deixou o gramado. Aos 29min, o holandês deu lugar a Fellype Gabriel.

Quando o jogo parecia definido, o Vasco achou um gol e garantiu a vitória. Aos 41min, depois de falha do zagueiro Antonio Carlos, Juninho recebeu na área, ganhou de dois botafoguenses e, mesmo caído, tocou para Alecsandro, livre, mandar para o fundo do gol de Jefferson. Explosão da torcida cruzmaltina no Engenhão e liderança provisória do Campeonato Brasileiro.