Ahmadinejad começa amanhã visita a países da América Latina
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, começa amanhã (8) uma visita de cinco dias a países da América Latina. Ele inicia a viagem pela Venezuela, depois segue para a Nicarágua, Cuba e o Equador. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, confirmou a visita de Ahmadinejad e lembrou que há cerca de três anos, venezuelanos e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, começa amanhã (8) uma visita de cinco dias a países da América Latina. Ele inicia a viagem pela Venezuela, depois segue para a Nicarágua, Cuba e o Equador. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, confirmou a visita de Ahmadinejad e lembrou que há cerca de três anos, venezuelanos e iranianos firmaram 12 acordos de cooperação nas áreas de agricultura, indústria, comércio e energia.
Na Nicarágua, Ahmadinejad participa da cerimônia de posse do presidente reeleito, Daniel Ortega. O nicaraguense é chamado de general por Chávez e por vários líderes políticos latino-americanos por ter participado dos movimentos de guerrilha no país.
Em Cuba e Equador, Ahmadinejad se reúne com os presidentes Raúl Castro (Cuba) e Rafael Correa (Equador), além do ex-presidente Fidel Castro. Nos últimos anos, o governo Ahmadinejad intensificou as relações com vários países da América Latina principalmente com a Venezuela e o Brasil – durante a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O presidente equatoriano informou hoje, por meio de sua assessoria, que a disposição do governo é incrementar as relações com todos os países, o que inclui o Irã. Ahmadinejad estará em Quito, no Equador, no próximo dia 12.
A ideia inicial era que Ahmadinejad visitasse a Venezuela, em setembro, mas a viagem foi adiada. Na ocasião, a imprensa oficial da Venezuela informou que o adiamento foi provocado porque o iraniano aguardava a recuperação de Chávez.
Os Estados Unidos consideraram a visita à América Latina do presidente iraniano uma busca de apoio a um regime denominado por eles “isolado”. Segundo os norte-americanos, a visita põe em risco os aportes financeiros internacionais destinados à região.
“Estamos contactando os países da região [América Latina] para explicar o que implica na nossa legislação quem negocia com o Banco Central do Irã “, disse o porta-voz para a América Latina do Departamento de Estado americano, William Ostick. “À medida que o regime [de Ahmadinejad] sente uma pressão crescente desespera-se para conseguir amigos”, completou.
*Com informações das agências públicas de notícias do Equador, Andes, da Venezuela, AVN, e de Portugal, Lusa.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Sem acordo: moradores pedem indenização por fedor ‘insuportável’ de frigorífico em Campo Grande
JBS já manifestou desinteresse em conciliação devido ao grande número de ações
Quadrilha especializada em furtos de caminhonetes é presa em Dourados
Quatro pessoas foram levadas para a sede do SIG em Dourados
Influenciadora de etiqueta, Fernanda Britto está internada em estado grave
Fernanda Britto, de 63 anos, ficou conhecida nas redes sociais por seus vídeos bem-humorados em que dá dicas de etiqueta
Queda de árvore deixa trecho de avenida de Dourados interditado neste sábado
Queda de árvore deixa trecho de avenida de Dourados interditado neste sábado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.