Agraer realiza curso de Capacitação em Assistência Técnica e Extensão Rural
Iniciou hoje (1º), a terceira turma da Capacitação em Assistência Técnica e Extensão Rural da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) para seus extensionistas. O curso prevê o aperfeiçoamento profissional e reciclagem de mais de 90 servidores de seu quadro e é uma meta de convênio entre a o Ministério do Desenvolvimento Agrário […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Iniciou hoje (1º), a terceira turma da Capacitação em Assistência Técnica e Extensão Rural da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) para seus extensionistas. O curso prevê o aperfeiçoamento profissional e reciclagem de mais de 90 servidores de seu quadro e é uma meta de convênio entre a o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Agraer.
De acordo com a programação o tema sobre a “Agroecologia”, um dos eixos básicos da nova Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater) foi ministrado por Altair Luís e Jovelina Maria, e em seguida, a matéria sobre “A atuação da Agraer, na área do Meio Ambiente” por Leda Monteiro Perdomo, com todos os gestores da agência.
O treinamento está sendo realizado em três módulos de uma semana cada, espaçadas entre si por aproximadamente um mês. Os mesmos consistem em: módulo I – Visão Geral da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no Contexto Atual e Histórico; módulo II- Metodologias participativas em Ater e o módulo III- Visão Crítica das Possibilidades de Atuação da Ater em Mato Grosso do Sul.
Dentre as diversas políticas públicas que tem favorecido o desenvolvimento rural sustentável, debatem-se sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário (Pncr), as Chamadas Públicas, Arranjos Produtivos Locais (Apl), Projetos Territoriais, Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS) e Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). As palestras estão sendo ministradas pelos seus respectivos órgãos e gestores.
O presente módulo prevê discutir a “Visão Geral da Ater no Contexto Atual e Histórico” – debatendo-se as várias mudanças que tem sofrido nos últimos anos, culminando com a Lei nº 12.188, específica para a Política Nacional de Ater (PNATER), à partir de 2010 que teve amplo debate sobre seu futuro em propostas tratadas na Conferência Nacional de Ater (CNATER), realizada em maio desse ano em Brasília/DF. Também estão sendo discutidos os fundamentos pedagógicos da Ater, pois é entendida como serviço de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural. O assunto é ministrado pela gestora e pedagoga Denise Padovan, e as Propostas da CNATER pela gestora Denise de Miranda, ambas da Agraer.
A caracterização da diversidade da Agricultura Familiar em MS, bem como o contexto atual para seu desenvolvimento também é tema incluído nesse módulo. Nesse sentido está sendo discutida a realidade das comunidades quilombolas e indígenas. Ressaltando, que segunda maior população indígena do Brasil está localizada no Estado de Mato Grosso do Sul.
Objetivo do Curso
O curso ainda comenta as possibilidades de agroindustrialização e as políticas de comercialização de produtos da agricultura familiar, que tem crescido nos últimos anos e possibilitado abertura de novos mercados institucionais para produção, além de estimular a diversificação no cultivo. O Programa de Aquisição de Alimentos (Paa) da Agricultura Familiar é apresentado pela CONAB, que o operacionaliza sempre em parceria com a Agraer e nos últimos sete anos já movimentou mais de R$ 30 milhões em aquisições da agricultura familiar em suas várias mobilidades. O Programa Nacional de Aquisição Alimentos na alimentação escolar (Pnae) é apresentado por José Luiz Meira Ribeiro, chefe do setor de Agroindústrias da Agraer e Laura Giordano.
O presidente da Associação de produtores Orgânicos do Estado (APOMS), Olácio Komori, esteve presente socializando suas experiências práticas e os processos de certificação participativa de orgânicos em Mato Grosso do Sul. Além disso, exemplos de projetos específicos no Estado de gestão integrada de microbacias, tais como Projeto Taquari na região norte e Projeto de Gestão Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso, em Bonito, estão sendo apresentado pelos gestores Oscar Serrou Camy Júnior e Airton Garcez.
Segundo a gestora da Agraer Denise Miranda, “A expectativa dos servidores que tem participado do curso é de que ele promova a troca de experiências e conhecimentos sobre iniciativas em andamento no Estado para desenvolvimento da agricultura familiar, visando vislumbrar as diversas possibilidades para melhorar a atuação de cada um e por consequência a melhoria da Ater governamental no Estado”, concluiu.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Casa Arauco será inaugurada em Inocência para aproximação com a comunidade local
Espaço foca na sustentabilidade e será inaugurado na próxima terça-feira (17)
Presidente Lula vai passar por novo procedimento na cabeça nesta quinta-feira, diz hospital
Procedimento será realizado para interromper o fluxo de sangue em uma região do cérebro e evitar novos sangramentos
Cadeirante é agredido com pedaço de cano pela ex-mulher em Campo Grande
Vítima foi atingida na coluna, região onde passou por cirurgia recentemente, e socorrida pelos Bombeiros
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.