Ágata 6 realiza mais de 19 mil operações de apoio à população e vistoria 35 mil veículos

Após quinze dias de atividades, o encerrando da Operação Ágata 6 resultou positivamente com ações sociais e fiscalizações, que tinham como objetivo principal intensificar a presença do estado brasileiro em uma faixa de fronteira de cerca de 4200 km, nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre. A Ágata 6, coordenada […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Após quinze dias de atividades, o encerrando da Operação Ágata 6 resultou positivamente com ações sociais e fiscalizações, que tinham como objetivo principal intensificar a presença do estado brasileiro em uma faixa de fronteira de cerca de 4200 km, nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre.

A Ágata 6, coordenada pelo Ministério da Defesa, contou com a participação integrada da Marinha, do Exército, da Força Aérea e agências nos níveis federal, estadual e municipal, entre Ministérios, agências reguladoras e órgãos de fiscalização e segurança. Foram realizadas Operações de apoio à população, com 19510 pessoas atendidas, sendo que 10600 pessoas tiveram assistência médica e 2630 passaram por atendimentos odontológicos.

Na Operação também foram feitas revistas em 17 mil pedestres e 35 mil vistorias de veículos, entre automóveis, motos, caminhões e ônibus. Além de inspeção de 6530 embarcações, sendo que 674 foram notificadas; também foram inspecionadas 132 aeronaves civis e 88 aeródromos.

As equipes estavam dispostas em 367 Postos de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE) e Fluviais (PBCFlu). Com 740 Patrulhas e reconhecimentos navais/fluviais, terrestres e aéreos, também foram feitos 226 reconhecimentos eletrônicos por aeronaves, 39 fiscalizações de produtos controlados.

Como resultado do balanço dessas ações: foram registradas 12 detenções e prisões; apreendidos 67 veículos entre automóveis, motos, caminhões, e ônibus; além de 201 embarcações; 3,7 toneladas de drogas ilícitas como maconha e cocaína; 15 armamentos em geral; e 758 cartuchos de munições de vários calibres.

De acordo com a assessoria de comunicação do CMO (Comando Militar do Oeste), as ações realizadas contribuíram para a redução dos materiais ilícitos transfronteiriços e ambientais. As mercadorias avaliadas em contrabando, descaminho, numerário e drogas totalizaram R$ 2.132.682,00. (Com informações da Assessoria)

Conteúdos relacionados