Afeganistão e Estados Unidos assinaram um projeto de parceria estratégica no longo prazo, destinado a determinar as relações entre Cabul e Washington após 2014, anunciou um comunicado da presidência afegã neste domingo. “O projeto entre o Afeganistão e os Estados Unidos foi finalizado e rubricado domingo em Cabul por dirigentes das duas delegações encarregados das negociações em Cabul”, segundo a nota.

“O documento sobre o assunto está agora pronto para ser assinado pelos dois presidentes”, afegão e americano, assim como pelo Congresso dos Estados Unidos e o parlamento afegão, mas nenhum detalhe sobre seu conteúdo foi revelado.

A força da Otan, constituída por 130 mil homens e que ajuda o governo afegão a lutar há cerca de dez anos contra a insurreição talibã finalizará as operações e vai se retirar até o final de 2014, pelo que os dois países negociam suas relações no futuro.

Cabul já apresentou duas condições prévias ao acordo – a transferência às autoridades afegãs do controle da prisão de Bagram e o fim dos bombardeiros noturnos das forças internacionais contra os rebeldes talibãs.

“O documento assinado hoje fornece um fundamento sólido para a segurança no Afeganistão, na região e no mundo, além de representar um tratado sobre o desenvolvimento da região”, declarou o assessor nacional de segurança afegã, Rangin Dadfar Spanta, citado no comunicado.