Aeroportos registram 74,5% menos cancelamentos na sexta-feira de semana santa
Até o meio dia de sexta-feira (6), o índice de cancelamentos das companhias aéreas registrados nos 66 aeroportos da Rede Infraero foi 74,51% inferior ao contabilizado na sexta-feira da Semana Santa de 2011 (22/4/11). Este ano, dos 1,24 mil voos programados, 53 (4,26%) foram cancelados. Em 2011, de 1,11 mil voos programados da meia-noite até […]
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Até o meio dia de sexta-feira (6), o índice de cancelamentos das companhias aéreas registrados nos 66 aeroportos da Rede Infraero foi 74,51% inferior ao contabilizado na sexta-feira da Semana Santa de 2011 (22/4/11). Este ano, dos 1,24 mil voos programados, 53 (4,26%) foram cancelados. Em 2011, de 1,11 mil voos programados da meia-noite até o meio-dia, 208 (18,89%) foram cancelados.
Nos principais aeroportos do País, a redução nos cancelamentos foi superior a 50%. Em Guarulhos, até o meio-dia desta sexta-feira, a queda nas partidas canceladas foi de 57,14%, com nove voos cancelados. No mesmo período da sexta-feira santa de 2011 foram 21 voos. Em Congonhas, nenhum voo foi cancelado pelas empresas aéreas neste período. Já no mesmo feriado do ano passado esse número foi de 19.
No Rio de Janeiro, a redução dos cancelamentos neste feriado no Aeroporto Internacional do Galeão foi de 58,33%, com cinco cancelamentos até o meio dia contra 12 de 2011. O Santos Dumont, por sua vez, registrou queda de 71,42%, com oito cancelamentos registrados pelas empresas aéreas. Em 2011 o mesmo aeroporto teve 28 voos cancelados.
Em Brasília, os cancelamentos tiveram queda de 95,45% neste feriado. Entre as empresas aéreas que operam no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, apenas um cancelamento foi registrado. Em 2011, até às 12h daquela sexta-feira santa esse número chegou a 22.
Feriado prolongado
Até o domingo de Páscoa (8), cerca de dois milhões de passageiros devem passar pelos 66 aeroportos da Rede Infraero. O crescimento previsto em relação ao feriado de 2011 é de 9%. Para garantir o conforto e fluidez das operações, a Infraero adotou ações como o reforço do efetivo nas áreas operacionais e de segurança.
Além disso, equipes de plantão foram destacadas para a manutenção de equipamentos essenciais, como pontes de embarque, elevadores e escadas rolantes, assim como a limpeza dos ambientes. Empregados vestidos com coletes amarelos da campanha “Posso Ajudar?/May I Help You?” continuarão a circular nos saguões para orientar e esclarecer dúvidas dos passageiros. Além disso, nos balcões de informação da Infraero está disponível o Guia do Passageiro, com informações atualizadas sobre direitos e deveres dos passageiros, responsabilidades dos entes que atuam no aeroporto e dicas importantes desde o momento da compra da passagem até o desembarque.
Nos aeroportos em que o Centro de Gerenciamento Aeroportuário (CGA) está instalado (Guarulhos, Congonhas, Brasília, Santos Dumont, Galeão, Recife, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Confins e Manaus), as ações de monitoramento serão reforçadas pelos integrantes do CGA: Infraero, Anac, empresas aéreas, Polícia Federal, Receita Federal e Vigiagro.
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