A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) informa que foi adiada a solenidade oficial de inauguração do Estabelecimento Penal Masculino de , que aconteceria na tarde desta quarta-feira (19). O cancelamento ocorreu devido a alterações de agendas de autoridades que estariam presentes.

Criado pelo decreto nº 13.379 de 23 de fevereiro de 2012, o presídio está sendo administrado pela Agepen há cerca de nove meses e funciona onde anteriormente estava instalada a Cadeia Pública da cidade, que era gerenciada pela Polícia Civil.

No decorrer desse período, o local vem passando por obras de reforma, com construção do muro, novas salas, reestruturação de celas e implantação de biblioteca, além de instalação de equipamentos de segurança necessários aos serviços administrativos e de assistência.

Para a realização das obras na unidade prisional, a Agepen contou com a colaboração do Conselho da Comunidade de Coxim, Associação Comercial de Coxim (Aciac), Pastoral Carcerária, entre outros.

O Estabelecimento Penal Masculino de Coxim está localizado na rua Trancredo Neves, 730 – bairro Flávio Garcia.