Acrissul confirma Expogrande sem a realização dos shows

Está confirmada a realização da Expogrande, terceira maior feira de agronegócios do país, após várias divergências entre a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) e a Prefeitura de Campo Grande. Este ano, a Expogrande não terá shows musicais como nos anteriores. Para 2012 estão mantidos 48 leilões, nos quais estarão à venda cerca […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Está confirmada a realização da Expogrande, terceira maior feira de agronegócios do país, após várias divergências entre a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) e a Prefeitura de Campo Grande.

Este ano, a Expogrande não terá shows musicais como nos anteriores. Para 2012 estão mantidos 48 leilões, nos quais estarão à venda cerca de 20 mil cabeças de bois.

O problema da Expogrande se desenrola desde o ano passado, quando a associação assinou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para que algumas medidas fossem tomadas, como por exemplo: o isolamento acústico do Parque de Exposições, onde o evento é realizado. A Acrissul também deu entrada na época na prefeitura ao Projeto de Licença Ambiental.

Entretanto, a Acrissul não conseguiu cumprir o TAC e a prefeitura não liberou a realização de shows. Francisco Maia, presidente da Acrissul chegou a declarar por diversas vezes que não faria a Feira sem shows. Mas, nesta segunda feira (12), às 9h, confirmou a realização da Expogrande. As datas permanecem as mesmas, de 12 a 22 de abril.

Segundo Maia, a associação resolveu manter a Expogrande porque a Feira fomenta a atividade rural no estado e traz vários avanços tecnológicos, genéticos, entre outros para o setor. Ainda conforme o presidente da Acrissul, eles estão fazendo um ‘sacrifício’ muito grande para manter a Expogrande.

Chico Maia disse que irá recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) para que a medida que cancela os shows caia. Contudo, fará isso em outro momento, pois agora está focado para a realização da exposição. Ele ainda afirmou que quem perde com o cancelamento dos shows é a população.

Números

No ano passado, a Expogrande, recebeu cerca de 350 mil visitantes. O faturamento geral registrou crescimento de 39% em relação ao ano anterior. Foram R$ 155 milhões em 2011, contra R$ 112 milhões de 2010.

No total mais de 30 mil animais foram comercializados durante a Expogrande. Foram 12 raças expostas durante os 11 dias da exposição, com 1.978 animais, entre bovinos, equinos, ovinos, caprinos e outros pequenos animais.

Conteúdos relacionados