Geral

Ações de divulgação e incentivo ao consumo de pescado marcam Semana do Peixe 2012

O Ministério da Pesca e Aquicultura, através da Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), promove de 3 a 16 de setembro a Semana do Peixe de Mato Grosso do Sul. […]

Arquivo Publicado em 27/08/2012, às 18h45

None

O Ministério da Pesca e Aquicultura, através da Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), promove de 3 a 16 de setembro a Semana do Peixe de Mato Grosso do Sul.

A Semana integra a Campanha Nacional de Promoção do Consumo de Pescado e tem como principais objetivos promover o consumo de pescado e integrar a cadeia produtiva, aproximando produtores, distribuidores, consumidores, bem como os governos estadual e federal. “Pescado: dá água na boca e faz bem pra a saúde”. Este é o slogan da campanha da Semana do Peixe 2012, que está em sua 9ª edição e incentiva o consumo de pescado em todo o País.

A Semana do Peixe contará com o apoio de redes de supermercado, feiras, mercados públicos, bares e restaurantes, principalmente, dos consumidores. Como parte da programação, durante os 15 dias, acontecem ações de divulgação do pescado e o incentivo ao consumo de peixe a preços mais acessíveis nos municípios de Campo Grande, Dourados e Bonito. Ainda serão oferecidas oficinas de culinária na Comunidade Tuiuiú em Indubrasil, promoções em bares, restaurantes, peixarias e supermercados de grandes redes.

Caminhão Feira do Peixe

Nos dias 14 e 15 de setembro, durante toda a manhã, acontecerá uma Feira do Peixe na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O Caminhão Feira do Peixe, onde o pescado será comercializado a preços mais acessíveis, vai estar no portão 23 do Estádio Morenão, em horário comercial. Peixes de várias espécies serão vendidos diretamente dos produtores, através de um caminhão feira.

O Caminhão Feira do Peixe é um veículo com carroceria frigorífica adaptada para armazenagem e comercialização de pescado, sendo equipado com câmaras frigoríficas para pescado congelado e fresco. A capacidade de transporte do caminhão ultrapassa 3,5 toneladas e a potência é superior a 150 cv.

Consumo

De acordo com dados do Ministério da Pesca, atualmente o consumo de peixe no Brasil por cidadão é de 9 kg por habitante/ano, está abaixo do consumo mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde, de 12 kg por habitante/ano.

Ciente do desafio de mudar essa realidade e aumentar o consumo de pescado pela população brasileira, o Ministério da Pesca e Aquicultura, dentre outras ações, realiza a Semana do Peixe 2012.

Receitas

No site do Ministério (www.mpa.gov.br), as pessoas poderão enviar receitas saborosas de pescado para divulgação e obter o cartaz da Campanha. Na rede também será possível imprimir a cartilha com dicas para manipulação de pescado, além de orientações sobre como verificar a qualidade do produto na hora da compra, e diversas receitas regionais. Um aplicativo permitirá que esse conteúdo possa ser acessado, a todo o momento, pelo celular.

Jornal Midiamax