As pessoas estão lendo cada vez mais notícias pela internet. E vêm usando bastante os celulares, smartphones e outras plataformas móveis para isso. O mais recente estudo sobre na web divulgado pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC), mostrou que, no ano passado, a audiência dos portais e sites de notícias filiados ao instituto cresceu 29% em comparação ao ano de 2010.

A região responsável por puxar esses números foi o Nordeste, que registrou um aumento de acessos de 50% em comparação com o ano anterior. O Centro-Oeste aparece na segunda colocação entre as regiões, com crescimento de 38%, seguida pelos internautas da região Norte (com 33%) de crescimento. Sudeste e Sul aparecem na sequência, com expansões de 30% e 21%, respectivamente. O acesso a computadores e a plataformas móveis e o aumento das vendas dos aparelhos são as justificativas para esses números.

Outro ponto que chama bastante atenção no relatório do IVC é o crescimento da participação das mídias móveis. A quantidade de pessoas que acessam sites de noticias de seus celulares, smartphones ou tablets foi 400% maior em 2011 do que em 2010. Com esse aumento, a participação dos acessos à web via plataforma mobile subiu de 0,6% para 2,4%. Embora pequena em termos de share, é uma expansão significativa considerado o potencial de consumo que o mercado nacional ainda possui.

De acordo com o IVC, os tablets são os grandes responsáveis por esse salto do acesso móvel. Em 2011, a quantidade de pessoas que acessaram sites noticiosos via iPad, Galaxy, ou outros tipos de tablets cresceu 563% – percentual, obviamente, relacionado ao aumento das vendas desse tipo de aparelho no País. Os acessos via smartphone também aumentaram consideravelmente: 321% mais do que em 2010.