Uma ação inédita que será realizada nesta sexta-feira em Dourados vai incentivar o fumante a trocar o cigarro por uma fruta. A ação “Troque Nicotina por vitamina” vai levar equipes da Secretaria Municipal de Saúde à Praça Antonio João para distribuir frutas e em troca vai incentivar os fumantes a descartar o cigarro no lixo. A mobilização será das 8h às 15h.

A ação visa lembrar o Dia Nacional sem Tabaco (29) e o Dia do Nutricionista, comemorado nesta sexta-feira. Para realizar a ação, a prefeitura conta com a parceria de empresários que doaram as frutas.

A organizadora da ação, a nutricionista Lorraine Aparecida Pinto, do Programa de Alimentação e Nutrição da prefeitura, explicou quer além de incentivar os fumantes a deixar o cigarro, outro objetivo é incentivar os bons hábitos alimentares.

Segundo a nutricionista, as pesquisas apontam que existe uma significativa relação entre a ingestão de alimentos e o risco de desenvolvimento de vários tipos de câncer. “Alguns alimentos aumentam a capacidade de defesa do organismo, evitando e freando o processo do câncer”, destaca. Ela cita exemplos como a vitamina C, Vitamina E, carotenóides, selênio, zinco, cobre, ferro e manganês.

A nutricionista lembra que as fibras auxiliam na prevenção do câncer porque ajudam na eliminação de substâncias carcinogênicas. “A ação educativa tem como objetivo sensibilizar a população tabagistica e outras pessoas para a importância de hábitos saudáveis, buscando a redução do consumo de tabaco e a inserção de uma alimentação rica em vitaminas e minerais”.