Marcando nove anos de circulação e vinte e uma edições, a Revista da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras vem nesta edição – que será lançada segunda-feira (30/07, 18h) – homenagear aquele que foi o idealizador e criador deste importante projeto entidade: o acadêmico [ex-presidente da ASL] Francisco Leal de Queiroz, titular da cadeira nº 37 da Academia. O lançamento oficial acontecerá por ocasião do Chá Acadêmico da ASL, na sede da instituição (Rua Rui Barbosa, 2624 – Centro), quando também haverá uma explanação da história e edições da Revista e também sobre a participação da ASL no recente I Encontro Nacional de Academia Estaduais de Letras (que ocorreu na Feira Literária Internacional de Tocantins – FLIT-2012).

À época do lançamento da primeira edição da Revista (ano de 2003), a Diretoria da Academia possuía a seguinte composição: Presidente: F. Leal de Queiroz; Vice-presidente: Reginaldo Alves de Araújo; Secretário-geral: Rubenio Marcelo; Secretário: José Pedro Frazão; Tesoureiro: Guimarães Rocha; e Segundo tesoureiro: Augusto César Proença. A Revista da ASL nº 1 possui 95 págs. Já a atual, que tem 256 páginas, ganhou feições estéticas gerais afinadas com os padrões de modernidade.

Hélio Serejo também destacado – Este volume (Revista da ASL nº 21) que será lançado nesta segunda-feira traz, além da homenagem ao acadêmico Leal de Queiroz, um destaque especial ao Centenário de nascimento do Escritor Hélio Serejo (que também foi membro da ASL), e ainda uma eclética coletânea de textos, em verso e prosa, dos acadêmicos. Exemplares da revista serão distribuídos ao público presente.

O lançamento é aberto à sociedade, e maiores detalhes poderão ser vistos na página da ASL na internet – www.acletrasms.com.br.