A região da Cidade de Deus é uma das mais carentes e populosas da capital e abrange também os bairros Dom Antônio e Parque do Sol. Pela segunda vez, o local recebe a visita dos voluntários da ONG Abrigo dos Bichos para promover a vacinação que protege os animais contra várias doenças.

Na mesma ação, o Abrigo dos Bichos vermifuga filhotes e cães adultos e faz o encoleiramento dos animais, contribuindo para combater os casos de leishmaniose. A mobilização, que acontece no próximo domingo (17 de junho) com o apoio de empresas e distribuidoras parceiras, será em frente a creche da comunidade Cidade de Deus, na avenida Evelina Selingardi, das 8 às 12 horas.

Para promover uma ação desse porte o Abrigo dos Bichos conta com a participação de empresas e distribuidoras parceiras. Nas clínicas, só uma dose da vacina custa em média 40 reais. Ela protege contra doenças bastante comuns entre os animais como cinomose, parvovirose, parainfluenza, adenovirose, hepatite infecciosa e leptospirose. Para ter o ciclo de proteção completo são necessárias 3 doses em um intervalo de 20 dias. Meta que o Abrigo dos Bichos pretende alcançar. No comércio, o custo médio da coleira que repele o mosquito da leishmaniose é de 70 reais.

A situação encontrada pelo Abrigo dos Bichos na primeira ação realizada no bairro, em dezembro do ano passado, chamou a atenção dos voluntários. Muitos animais vivendo em más condições, doentes debilitados e vítimas de maus tratos. Entre os casos mais comuns cinomose, sarna e falta de vermifugação.

Na primeira visita da ONG 153 cães foram vacinados e vermifugados e muitos filhotes, abaixo da idade para administrar as vacinas, receberam a dose de vermífugo. Além de retornar com os trabalhos de medicação o Abrigo dos Bichos vai alertar a comunidade para atitudes de bons tratos com os animais. Como, por exemplo, o cuidado com os cães e gatos no inverno, mantendo-os abrigados da chuva e do vento, que aumentam os casos de mortalidade. O Abrigo dos Bichos mantém uma campanha para arrecadação de casinhas de madeira e iglus de plástico, que serão doados aos animais de comunidades carentes. O iglu, feito com 2 bacias de plástico do mesmo tamanho, é uma alternativa de baixo custo, fácil de construir e eficiente para proteger os animais.