Abertas as inscrições para 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

As inscrições para a terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro vão até 25 de maio. Muito mais que um concurso de textos, a Olimpíada é uma oportunidade para o aperfeiçoamento de professores e uma ocasião especial para os estudantes desenvolverem práticas de leitura e escrita. Podem participar professores e estudantes da […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As inscrições para a terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro vão até 25 de maio. Muito mais que um concurso de textos, a Olimpíada é uma oportunidade para o aperfeiçoamento de professores e uma ocasião especial para os estudantes desenvolverem práticas de leitura e escrita.

Podem participar professores e estudantes da rede pública de ensino do 5º ano do ensino fundamental (EF) ao 3º ano do ensino médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º ano EF; Memórias Literárias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º do EM; Artigo de Opinião no 2º e 3º anos EM. Todos os inscritos passarão a receber gratuitamente a revista “Na Ponta do Lápis” e farão parte da comunidade virtual Escrevendo o Futuro.

Histórico

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro fundamentou-se na experiência do Programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pela Fundação Itaú Social e pelo Cenpec. Criado em 2002, o Programa constituía uma estratégia de mobilização dos professores por meio de um concurso de produção de textos, que teve três edições voltadas para professores de 4ª e 5ª série do ensino fundamental.

Em 2007, foi firmada parceria com o Ministério da Educação, o que possibilitou ampliar a abrangência das ações e a quantidade de anos escolares atendidos por essa iniciativa que passou a ser denominada Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, tendo sido incluída como uma ação do Plano de Desenvolvimento da Educação.

Em 2010, ano da 2ª edição da Olimpíada, inscreveram-se mais de 140 mil professores com uma estimativa de cerca de 7 milhões de alunos de 60 mil escolas públicas localizadas em quase todos os municípios do país (5.498).

Conteúdos relacionados