A Aliança Francesa de Campo Grande com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, promove na próxima sexta-feira (22 de junho), a 11ª edição da Fête de la Musique, festa internacional que reúne o melhor da música e da cultura francesa, às 19h30, no Teatro Aracy Balabanian, do Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG). O evento tem entrada franca, classificação livre e duração aproximada de 120 minutos.

Seguindo as indicações do Ministério da Cultura da França, essa edição homenageia os 50 anos do e traz à memória o lançamento do primeiro EP dos quatro garotos de Liverpool. Com “Love me do”, os Beatles marcaram o nascimento de um novo ritmo, responsável por revoluções que transformariam a sociedade na década de 1960.

Os inconfundíveis versos de canções como “Non, je ne regrette rien” e “La vie em rose” também serão entoados nessa edição de manifestação internacional que acontece em Paris e nas principais cidades do mundo. Em Campo Grande, o evento chega à sua 11ª edição e ganha novo endereço, se valendo da qualidade acústica que o teatro oferece.

Por meio da cooperação e integração de alunos, professores e músicos, a festa proporciona um espetáculo musical aberto ao público, focado na interpretação de belas composições francesas, com apresentações de grupos de alunos da instituição, acompanhados por músicos profissionais. O encerramento será feito pelo conjunto Paname – um dos apelidos de Paris – que transita entre ritmos brasileiros e franceses.

A última edição reuniu cerca de 350 pessoas no terraço do Memorial da Cidadania e da Cultura Apolônio de Carvalho, onde funciona a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Este ano, o evento pretende reunir ainda mais pessoas para assistir apresentações que resgatam clássicos da chanson française como Charles Aznavour, Edith Piaf, sem deixar de lado Beatles e o que há de mais contemporâneo na música francófona.

“Mais que uma festa, é um momento de encontro entre todos os apaixonados pela língua e pela cultura francesa”, explica Arlete Saddi Chaves, diretora da Aliança Francesa de Campo Grande.

A.F.C.G. – Única instituição reconhecida pelo Ministério da Educação da França para ensino de francês, a Aliança Francesa é uma associação internacional sem fins lucrativos para a promoção da cultura e do idioma. Em Campo Grande, existe desde 1961. Sendo também sede do Consulado Honorário da França em Campo Grande. Além de aulas, o local também oferece conferências em francês, biblioteca para os alunos e um espaço dedicado a exposições de arte – o Coin de l’artiste.

Fête de la Musique – Há 30 anos, o Ministério da Cultura e das Comunicações da França realizou o evento pela primeira vez em Paris. Atualmente, trata-se de um dos principais momentos de celebração e divulgação da francofonia pelo mundo afora. No Brasil, a Fête de la Musique é realizada em diversas cidades, como o , no imponente “Theatro Municipal”. Realizada há 11 anos em Campo Grande, a festa faz parte do calendário cultural da capital e ganha cada vez mais espaço, confirmando o interesse público pela culture française.