A Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, Turma do Bem (TdB), que já beneficia cerca de 200 adolescentes em Campo Grande, dará a oportunidade a 92 novas crianças, de receberem gratuitamente, tratamento odontológico completo. As vagas surgiram devido ao número de dentistas voluntários na Capital, que passaram de 93 para 150, no mês de setembro.

Por meio do projeto Dentista do Bem, a Tdb realizará no sábado (24), a partir das 8h, uma triagem com crianças e adolescentes de até 17 anos, na Escola Municipal Valdete Rosa da Silva, situada na Rua Anísio de Barros, 85, Jardim das Meninas. A expectativa é de 300 menores passem pela triagem.

Após a triagem serão elaborados relatórios individuais de cada caso, levando em consideração questões socioeconômicas e relacionadas à saúde bucal. Posteriormente os documentos serão encaminhados a São Paulo (SP), para que uma equipe analise as prioridades de atendimento, e no prazo de cinco dias úteis, os coordenadores da TdB em Campo Grande receberão a listagem das crianças beneficiadas, e em um mês, após a divulgação, as crianças já passarão a frequentar os consultórios para o tratamento gratuito.

“Quanto mais dentistas, mais crianças beneficiadas. Nossa equipe tem ganhado ânimo, mas ainda precisamos fortalecer o apoio dos empresários e dos demais integrantes da sociedade para atendermos com qualidade”, explica o coordenador da TdB na Capital, Estevom Molica, ao pontuar que as doações de creme dental e escovas nunca serão demais.

Só em nesse ano, sete triagens desse porte já foram realizadas, com intuito de identificar crianças com necessidade de melhoria no que diz respeito a saúde bucal, e sem condições para tratamento. Dourados, a Associação Amigos de Maria, o projeto Cidade da Saúde, o bairro Mário Covas e o Centro Espírita Amizade foram as regiões beneficiadas com as ações da TdB em 2012.

Turma do Bem – Fundada em 2002 a Turma do Bem é uma Oscip – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que atende crianças e adolescentes de 11 a 18 anos, integrantes de família com rendas insuficientes para um tratamento bucal. Os pacientes são selecionados por meio de uma triagem em escolas públicas nas cidades onde atuam, e o tratamento é feito nos consultórios dos próprios voluntários. No Brasil a TDB está presente em seus 26 Estados e conta atualmente com 14 mil profissionais envolvidos. A mesma Oscip desenvolve atividades também na Argentina, Bolívia, Paraguai, Colômbia, Chile, Equador, Venezuela, Peru, Panamá, México e Portugal.