Com o apoio da Fundação de Cultura do governo do Estado será realzado o 1º Festival Jazz e Viola nos dias 18 e 19 de dezembro (terça e quarta-feira) no Teatro Aracy Balabanian. O evento contará com atrações musicais e oficinas.

O evento lembrará os festivais dos grandes centros e buscará unir fronteiras entre as mais variadas tendências da música instrumental brasileira. Sendo a viola caipira e o acordeom exemplos de instrumentos presentes nas mais diversas vertentes da música instrumental brasileira e o Jazz uma influência mundialmente estabelecida, o Festival será um dos maiores encontros já realizados entre a raiz e o erudito.

Atrações musicais

Na terça-feira (18), a partir das 20h, os renomados instrumentistas do MS, Marcos Assunção e Marcelo Loureiro abrirão o encontro acompanhados dos músicos Romualdo Costa (PE), Júlio César Matos Borba, Aurélio Miranda, Igor Canazilles, Alvani Calheiros, Guto Costa e Gabriel Basso.

Fechando o encontro, o Festival Jazz e Viola terá a honra de receber um dos maiores violeiros de todos os tempos, o instrumentista Roberto Corrêa (DF), que além de ministrar uma oficina pela manhã, vai se apresentar na quarta-feira (19), às 20h, após a estreia da Camerata Violeira, grupo vinculado ao projeto Violeiros dos MS.

Oficinas

Dia 18/12 – às 9h – Saxofone, com Romualdo Costa (PE) -“Técnicas desenvolvidas para música popular e Jazz”.

Guitarra, violão e viola, com Marcos Assunção (MS) – “Analise da técnica da improvisação aplicada ao repertório brasileiro” .

Dia 19/12 – às 9h – Viola, com Roberto Correa (DF) – “Prática de viola caipira”.

Violeiros dos MS e Camerata Violeira

Desde junho deste ano, cerca de 40 alunos do projeto Violeiros dos MS receberam aulas gratuitas de teoria musical, leitura, grafia e harmonia voltados a viola caipira. O curso disponibilizou todo o material didático e uma viola para cada um dos participantes.

Além do repertório regional, sob a direção de Marcos Assução, os integrantes aprenderam ritmos tradicionais, passando por vários outros como o choro, jazz, samba, baião e desenvolveram arranjos inéditos para este instrumento tão peculiar em nossa cultura.

O resultado disso será a apresentação da Camerata Violeira, que pouco antes do show de Roberto Corrêa, tocará três músicas acompanhados de instrumentos como violinos, violoncecellos, acordeom, sax, percussão, baixo acústico e bateria, com a participação de Lenilde Ramos e Leonardo Camy.

O evento tem o apoio da Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul, Edsom (instrumentos musicais), FUNDAC, 104fm e TV pantanal. Mais informações pelos sites www.festivaljazzeviola.com.br, www.cameratavioleira.com.br, www.marcosassuncao.com.br, www.robertocorrea.com.br.

Serviço: A entrada dos shows nos dois dias é de um quilo alimento não perecível, que será destinado a ação social da IBF. Já para as oficinas, o investimento é no valor de R$ 10,00 (ingressos limitados) e os alunos receberão certificados. O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na rua 26 de Agosto, no Centro da Capital.