O Youtube divulgou nesta terça-feira, em seu blog, a lista dos vídeos mais assistido de 2011. O campeão de acessos foi o clipe da música Friday, da cantora mirim norte-americana Rebecca Black. No ar desde setembro, o vídeo foi visto 12,5 milhões de vezes. O segundo colocado foi o vídeo de um cachorro sendo provocado pelo dono e teve 7,4 milhões de acessos.

Ainda de acordo com o site, os vídeos do Youtube foram exibidos mais de um trilhão de vezes ao longo de 2011. O número corresponde a 140 exibições para cada habitante da Terra.

Além dos mais vistos, o Youtube divulgou os mais acessados em algumas categorias. O vídeo noticioso mais visto foi uma reportagem japonesa sobre as tsunamis do começo do ano, que tem mais de dois milhões de acessos. Nos esportes, o choque entre um antílope e um ciclista  foi o mais visto. Já na categoria tecnologia, o mais exibido foi um vídeo que detalha o conceito do Iphone 5. 

A iniciativa do site acabou gerando revolta entre os usuários, sobretudo função da “vitória” de Rebecca Black contra algumas das principais memes de 2011. O vídeo no qual o Youtube divulgou os vencedores (acima) segue marcado com 70% de reprovação dos usuários.

Confira a lista dos vídeos mais vistos do ano:

1 – Rebecca Black – Friday (OFFICIAL VIDEO)

2 – Ultimate Dog Tease

3 – Jack Sparrow (feat. Michael Bolton)

4 – Talking Twin Babies – PART 2 – OFFICIAL VIDEO

5 – Nyan Cat [original]

6 – Look At Me Now – Chris Brown ft. Lil Wayne, Busta Rhymes (Cover by @KarminMusic)

7 – The Creep (feat. Nicki Minaj & John Waters)

8 – Maria Aragon – Born This Way (Cover) by Lady Gaga

9 – The Force: Volkswagen Commercial

10 – mom hugs baby kitten