Voo parte hoje de Dourados com doações para vítimas no RJ

As primeiras doações dos douradenses que se solidarizaram com as vítimas da enchente no Estado Rio de Janeiro serão enviadas a Campo Grande esta noite, em um voo da Trip. Daqui, as mercadorias serão organizadas com outros donativos para serem remetidas aos aeroportos do Galeão ou Santos do Dumont, na capital fluminense. A arrecadação em […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As primeiras doações dos douradenses que se solidarizaram com as vítimas da enchente no Estado Rio de Janeiro serão enviadas a Campo Grande esta noite, em um voo da Trip. Daqui, as mercadorias serão organizadas com outros donativos para serem remetidas aos aeroportos do Galeão ou Santos do Dumont, na capital fluminense.

A arrecadação em Dourados está concentrada no quartel do 2º Grupamento de Bombeiros (2º GB), na avenida Presidente Vargas, 1167 – Vila Progresso.

De acordo com as relações públicas da unidade, tenente Edenilson Pereira Domingos, vários moradores da cidade começaram a procurar o Corpo de Bombeiros quando souberam da oportunidade de fazer doação a pessoas que perderam familiares, moradia e bens na tragédia da região serrana do Rio de Janeiro. “Estamos recebendo as doações e hoje à noite já podemos mandar uma primeira remessa, mas a arrecadação continua”, informa o tenente. A aeronave tem saída programada para as 23h15 do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira e chegada ao Aeroporto Internacional de Campo Grande às 23h50.

A companhia aérea Trip, com a Azul e a Avianca, é parceira do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Infraero na campanha desencadeada em Mato Grosso do Sul. As doações que chegam ao 2º GB estão sendo organizadas pela própria equipe militar. Por enquanto, não há necessidade de voluntários para esse trabalho.

A campanha continua até sexta-feira (21). A arrecadação está concentrada nesse período em função da logística disponível no Rio de Janeiro para armazenamento de todas as doações que vão chegando.

Conforme informado pela Trip ao Corpo de Bombeiros em Dourados, a empresa consegue acomodar até 200 quilos de donativos em seu bagageiro. Para quem quer entrar nessa corrente solidária, a orientação é doar principalmente material de higiene pessoal (escova, pasta de dente, fralda descartável, absorvente, e similares) e alimento sólido de pronto consumo.

O ideal é acomodar os donativos em embalagem de plástico resistente, em volume pequeno, de até 30 quilos. A própria doação de sacos de embalagem também é bem-vinda.

O material que não puder ser enviado através das empresas comerciais parceiras vai seguir em aeronaves da Base Aérea de Campo Grande, que também está integrada na mobilização.

A aviação civil impõe restrição para o transporte de alguns tipos de produtos, por isso, a população pode priorizar na doação os materiais que são admitidos no bagageiro das aeronaves de passageiros. Também é possível mandar medicamento e material de cuidados médicos, como seringas, gaze, esparadrapo.

Pelas restrições, não poderão ser enviados produtos líquidos ou inflamáveis de qualquer espécie, por isso, os organizadores da campanha alertam que não devem se entregues nos postos de coleta materiais como leite longa vida, óleo (ou outro tipo de líquido, mesmo se for gênero alimentício), detergente, desinfetante ou outros líquidos de limpeza.

Conteúdos relacionados