O vice-presidente venezuelano, Elías Jaua, se reuniu nesta segunda-feira com o presidente Hugo Chávez, que retornou nesta madrugada de Cuba após ser operado de um câncer, para informá-lo da situação do país e o encontrou com “bom ânimo”.
Chávez está “com bom ânimo, com muito entusiasmo e muita vontade de prosseguir na batalha por sua plena recuperação”, disse Jaua em declarações à estatal “Venezolana de Televisión” (VTV).
O vice-presidente, que deu “graças a Deus” pelo retorno de Chávez após quase um mês de ausência, relatou que durante o encontro transmitiu a ele “informações sobre o país” e “celebrou” o empate em 0 a 0 entre as seleções da Venezuela e Brasil pela Copa América neste domingo.
Jaua admitiu que “foram dias muito intensos e inesperados (…) seguidos de esperança e depois de alegria pelo processo de recuperação do presidente”.
O governante desembarcou nesta madrugada no aeroporto de Maiquetía, onde foi recebido por vários membros de seu gabinete, entre eles o próprio Jaua, após quase um mês de estadia no exterior, em sua maior parte em Havana, onde teve um tumor extraído e recebeu tratamento contra o câncer.
O vice-presidente afirmou que os venezuelanos estão “muito emocionados” e alegres por receber “o líder, o amigo, o irmão” Hugo Chávez.
Jaua também mencionou o pronunciamento programado pelo presidente para esta segunda-feira às 17h do horário local (18h30 de Brasília), que será feito em frente ao Palacio de Miraflores, sede do governo.
O presidente do Parlamento, Fernando Soto, declarou à “VTV” que não sabia que Chávez chegaria nesta segunda-feira ao país e afirmou que foi informado sobre o retorno no mesmo momento em que o líder contatou a emissora estatal, visto que ele estava no estúdio de gravação da emissora.
Chávez já anunciou que não estará nos atos oficiais que acontecerão nesta terça-feira em ocasião do Bicentenário da Independência da Venezuela.