Geral

Ventos de 160 km varrem sudoeste dos EUA

Ventos com rajadas de até 160 km por hora atingiram vários estados do sudoeste dos Estados Unidos, onde derrubaram árvores e interromperam o fornecimento de energia elétrica nesta quinta-feira, informaram as autoridades. O vendaval, que deve continuar nesta sexta-feira, foi o “maior dos últimos anos”, disse o Serviço Nacional Meteorológico (NWS), que prevê “danos generalizados”....

Arquivo Publicado em 02/12/2011, às 01h08

None

Ventos com rajadas de até 160 km por hora atingiram vários estados do sudoeste dos Estados Unidos, onde derrubaram árvores e interromperam o fornecimento de energia elétrica nesta quinta-feira, informaram as autoridades.


O vendaval, que deve continuar nesta sexta-feira, foi o “maior dos últimos anos”, disse o Serviço Nacional Meteorológico (NWS), que prevê “danos generalizados”.


Durante a madrugada desta quinta-feira, mais de 300 mil californianos ficaram sem eletricidade, as operações foram interrompidas brevemente no Aeroporto Internacional de Los Angeles e o trânsito ficou caótico na cidade pela manhã, devido às árvores caídas nas pistas e aos sinais apagados.


Nos estados vizinhos de Nevada, Utah, Arizona e Novo México foram emitidos alertas de vendaval e incêndio florestal.


“Fortes e potencialmente perigosos ventos do leste estão atingindo o sudoeste dos Estados Unidos e isto deve continuar na sexta-feira”, advertiu o NWS.


O fenômeno, conhecido como ventos de Santa Ana, ocorre no outono (boreal) a partir de ventos secos procedentes das montanhas do leste da costa.

Jornal Midiamax