Venda de papelão ondulado cresce 11,85% em 2010

A indústria brasileira de papelão ondulado encerrou 2010 com vendas totais de 2,543 milhões de toneladas do produto, expansão de 11,85% em relação ao ano anterior, segundo dados preliminares divulgados hoje pela Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO). O resultado representa um novo recorde do setor, superando os anos de 2008 e 2009, quando as […]

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A indústria brasileira de papelão ondulado encerrou 2010 com vendas totais de 2,543 milhões de toneladas do produto, expansão de 11,85% em relação ao ano anterior, segundo dados preliminares divulgados hoje pela Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO).

O resultado representa um novo recorde do setor, superando os anos de 2008 e 2009, quando as vendas somaram 2,273 milhões de toneladas em ambos. O indicador é considerado um termômetro da economia.

O acumulado de vendas em 2010 ficou praticamente em linha com as estimativas da ABPO, que desde julho do ano passado indicava que os negócios do setor fossem alcançar 2,5 milhões de toneladas, com alta de aproximadamente 12% sobre 2009. No começo do ano a entidade chegou a cogitar que o crescimento anual do setor ficaria entre 5% e 6%, número que foi revisto para cima em duas ocasiões ao longo do ano.

As vendas de papelão em dezembro alcançaram 200,621 mil toneladas, incremento de 2,10% em relação a dezembro de 2009, mas 7,90% inferior ao de novembro. A queda nessa base de comparação já era prevista, devido a questões sazonais.

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