Após o maior terremoto registrado no Japão nos últimos cem anos, diversos tsunamis atingiram a costa nordeste do país na madrugada desta sexta-feira (11). A Agência de Meteorologia Japonesa informou que o abalo ocorreu às 14h46, ao largo da costa da província de Miyagi. A magnitude estimada foi revisada para cima, chegando a 8,8 graus – a maior já registrada na região.

Os alertas de tsunami de alta intensidade com ondas de até 10 metros de altura foram emitidos desde Hokkaido, no extremo norte, até Tokushima, no oeste do país.

Na cidade de Sendai, em Miyagi, até 300 corpos foram encontrados em uma praia do bairro de Wakabayashi. A área foi fortemente atingida pelo terremoto massivo e por ondas de tsunami nesta sexta-feira. A polícia da província afirmou que a causa provável das mortes foi afogamento.

Às 15h50, um tsunami com ondas superiores a 7,3 metros atingiu o porto de Soma, na província de Fukushima, varrendo casas pelo caminho. A polícia local ordenou a retirada em massa da população.

Às 16h52, ondas gigantes de 4,2 metros de altura atingiram a cidade de Oarai, na província de Ibaraki. Às 15h21, outros tsunamis com altura superior a 4 metros ocorreram em Kamaishi e Miyako, na província de Iwate.

É difícil avaliar a extensão dos danos causados pelos terremotos e tsunamis. No entanto, há relatos de mortos e feridos em diversas províncias.

As autoridades da província de Miyagi afirmaram que cerca de 20 pessoas encontram-se presas em um quebra-mar, enquanto várias outras foram varridas pelo tsunami.

Imagens captadas pelas câmeras da rede japonesa NHK nas províncias atingidas mostram os tsunamis cobrindo estradas e varrendo veículos e casas. Pelo menos 44 casos de incêndio foram registrados em 6 províncias. Em Chiba, uma refinaria da empresa petrolífera Cosmo Oil foi incendiada, após um vazamento de gás causado pelo terremoto.

Acompanhe o vídeo:

(Com informações das agências internacionais)