Para ser campeão, o Vasco precisa vencer e torcer por uma vitória do Palmeiras sobre o Corinthians. Já o Flamengo garante vaga na competição continental com um empate. Os nervos estarão à flor da pele no Engenhão, às 17 horas. “As responsabilidades estão divididas. Além disso tudo, ainda há a rivalidade. O que só aumenta o nível de intensidade do jogo”, comentou o técnico vascaíno, Cristóvão Borges.

A jornada da equipe foi repleta de obstáculos. O principal, além do desgaste provocado pela disputa de duas competições – Brasileiro e Sul-Americana -, foi o Acidente Vascular Cerebral (AVC) sofrido pelo técnico Ricardo Gomes, em 28 de agosto. Justamente no clássico contra o Flamengo pelo primeiro turno. Gomes, inclusive, foi liberado para assistr o jogo no estádio, mas sua ida não está confirmada.

Pouco mais de três meses depois, os vascaínos entram em campo por si e por ele. “O que aconteceu com o Ricardo Gomes nos uniu mais ainda. No primeiro momento ficamos chocados, nosso treinador, nosso companheiro”, lembrou Felipe.

“O Ricardo nos traz força. A superação dele passa para a gente também. Fico feliz que ele esteja presente dentro do estádio e agora cabe a nós botar o troféu na mão dele”, reforçou o atacante Alecsandro. Segundo ele, os atletas vão jogar como se fosse o último jogo de suas vidas.

Noventa minutos separam a valente equipe vascaína do quinto título nacional. Ficar no quase não está nos planos de ninguém no clube.

Pressão. Após o alto investimento feito pelo Flamengo para a temporada, com a contratação de Ronaldinho Gaúcho, deixar escapar a vaga para a Libertadores pode representar muito mais que a decepção dos torcedores. O atleta, com salários atrasados há três meses – a parte que cabe à Traffic -, pode não integrar a equipe em 2012.

A situação de Vanderlei Luxemburgo, muito contestado após a série de jogos sem vencer durante o campeonato, também suscita dúvidas. Ele corre o risco de ter de deixar o clube pela porta de trás. Não foi por acaso que fez treino secreto na sexta-feira. Luxemburgo está tenso e sabe que o fracasso deixaria sua carreira marcada. Se o Fla perder, o Rio poderá ser palco da comemoração do título brasileiro pelo terceiro ano seguido.

Para os vascaínos, é a chance de sacramentar um ano vitorioso. Após o pior início de Campeonato Carioca da história do clube, a equipe conquistou a Copa do Brasil e pode ser campeã do Brasileirão. No Flamengo, a partida pode marcar a despedida de Ronaldinho Gaúcho, insatisfeito no clube, e a demissão de Vanderlei Luxemburgo, caso o time não se classifique para a Libertadores.