O deputado federal Vander Loubet (PT-MS) confirmou na manhã de hoje (14) que o líder do governo na Câmara Federal, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), estará presente na palestra do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) sobre o relatório do Projeto de Lei 1.876/1999, que institui as mudanças no Código Florestal. O evento será na Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), a partir das 20h, e também marca o lançamento oficial da Expogrande 2011, no Parque de Exposições Laucídio Coelho.

Segundo o presidente da Acrissul, Francisco Maia, a idéia da palestra é colocar na mesma mesa lideranças de várias inspirações ideológicas e partidárias para debater o assunto, que é polêmico e divide opiniões entre ruralistas e ambientalistas.

É por conta dessas divergências que a Câmara dos Deputados instalou, no início de março, a Câmara de Negociação das Mudanças no Código Florestal. O colegiado será composto por 14 deputados: quatro representantes da produção rural, quatro defensores do meio ambiente, dois da liderança do governo e dois da liderança da oposição, além do relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e do representante da Mesa Diretora, o primeiro-secretário Eduardo Gomes (PSDB-TO), que vai coordenar o trabalho.

Marco Maia ressaltou que a Câmara de Negociação tem caráter informal, pois não é deliberativa. “Seu papel é buscar um consenso para levar um texto ao plenário”, resumiu.

Indicados

Um dos nomes que vão representar o Governo já está definido: é o do deputado Vander Loubet, indicado por Vaccarezza. Segundo Vaccarezza, a opção por Vander levou em consideração a capacidade de negociação e de trânsito do parlamentar sul-mato-grossense no Congresso e em Brasília. “O Vander é um dos grandes representantes do PT no Centro-Oeste e esse é mais um motivo para ele compor o colegiado, já que a região é uma das mais afetadas pelas questões ambientais, tendo em vista os ecossistemas a serem protegidos e a grande produção agropecuária”, afirmou o deputado paulista.

Para Vander, a sociedade brasileira quer uma solução de entendimento que seja capaz de compatibilizar os interesses da produção rural com a necessidade de preservação do meio ambiente. “O esforço da Câmara de Negociação será por este entendimento, até porque esse tema não é uma matéria partidária, nem do governo nem da oposição”, destacou.

Os deputados Reinhold Stephanes (PMDB-PR), Paulo Piau (PMDB-MG), Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Assis do Couto (PT-PR) serão os representantes dos produtores. Já os ambientalistas serão representados por Sarney Filho (PV-MA), Márcio Macêdo (PT-SE), Ricardo Tripoli (PSDB-SP) e Ivan Valente (Psol-SP). A oposição contará com Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP) e ainda vai indicar seu segundo representante.