Valter Pereira encerra mandato no Senado marcado pela aprovação do CPC
Código de Processo Civil valoriza a conciliação e dará agilidade ao judiciário brasileiro. Colegas no Senado destacam a competência e a seriedade do sul-mato-grossense no Congresso
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Código de Processo Civil valoriza a conciliação e dará agilidade ao judiciário brasileiro. Colegas no Senado destacam a competência e a seriedade do sul-mato-grossense no Congresso
Valter Pereira encerra seu mandato marcado pela aprovação do novo Código de Processo Civil (CPC) no Senado Federal. Como relator do projeto de lei, o parlamentar sul-mato-grossense percorreu o país em audiências públicas durante o ano passado para receber sugestões de vários segmentos da sociedade.
A proposta seguiu três linhas principais: reduzir a litigiosidade, simplificar procedimentos na Justiça e dar clareza e transparência a algumas questões, como cumprimento de contratos, despejo, cobranças de dívidas e divórcio. O código atual vigora desde 1973.
As principais mudanças do texto são a limitação da quantidade de recursos e a criação de um mecanismo para resolução de demandas repetitivas na Justiça. Com 300 artigos a menos que a lei em vigor, o projeto também valoriza a conciliação e mediação – práticas já adotadas pelo judiciário e que tentam solucionar os conflitos, evitando novos processos. “A Justiça que tarda é a que não é feita”, enfatiza o senador.
Mandato
O advogado campo-grandense de 67 anos deixará o Senado na segunda-feira (31) após quatro anos e dois meses de mandato. Assumiu a vaga após a morte do titular Ramez Tebet (PMDB). Antes de chegar ao Congresso, Valter Pereira exerceu os cargos de vereador, deputado estadual e federal por várias legislaturas desde a década de 1970 pelo PMDB – partido ao qual sempre permaneceu ligado.
Foi deputado federal constituinte e licenciou-se para assumir a Secretaria Estadual de Educação. Em 1995 foi nomeado presidente da Enersul.
Em seu último pronunciamento no Senado, Pereira lamentou não ter concorrido nas eleições de 2010 e se disse “vítima de manobras políticas dentro de seu partido”. Também prestou contas de suas atividades parlamentares ao longo do mandato – apresentou 26 projetos de lei de sua autoria e presidiu as comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA); Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC); entre outras ações.
“Deixo o Senado com certa frustração por não ter conseguido aprovar alguns projetos relevantes. No entanto, sinto-me recompensado por ter conseguido introduzir, no ordenamento jurídico, outras normas igualmente importantes”, avaliou o senador.
Depoimentos
Colegas de parlamento elogiaram o desempenho de Valter Pereira e destacaram que o sul-mato-grossense honrou o mandato de Ramez Tebet.
Marco Maciel (DEM-PE) destacou a competência e seriedade do senador, e afirmou que o Centro-Oeste é uma das regiões que mais cresce no país por conta do trabalho de seus representantes no Congresso Nacional.
Cristovam Buarque (PDT-DF) lamentou que não vai estar por mais tempo ao lado de Pereira. Lembrou da dificuldade do sul-mato-grossense de substituir Ramez, um senador querido por todos na Casa. O pedetista felicitou o senador e se ofereceu como amigo na missão de lutar por igualdade de oportunidades aos brasileiros.
Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que o trabalho de Pereira foi marcado com brilhantismo, inteligência e capacidade. Lembrou das relatorias assumidas pelo colega e completou afirmando que o colega fará falta ao Senado e também à nação.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.