Ainda hoje (13) ocorre a última de três etapas das operações de resgate de cinco reféns – dois políticos e três militares – mantidos sob poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A expectativa é que o militar do Exército Salim Antonio Sanmiguel Valderrama e do policial Guillermo Solórzano sejam libertados no final desta tarde.

Na sexta-feira (11) foram libertados o vereador Armando Acuña e o militar da Marinha Henry López Martínez, enquanto na última quarta-feira (9) foi resgatado o vereador Marcos Baquero. O governo do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, informou que são negociadas as libertações de mais 16 reféns, mas ainda não há data definida.

Uma equipe formada por 22 militares e dois helicópteros do Exército brasileiro participou da de resgate, além de representantes do governo da Colômbia, do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, da ex-senadora Piedad Córdoba e de integrantes da organização não governamental Colombianos e Colombianas pela Paz.

Nas ações de hoje a equipe sairá do departamento de Tolima, na região colombiana de Ibagué, em direção a dois locais também escolhidos pelos guerrilheiros. Para as libertações dos reféns houve um acordo por meio de protocolos de segurança negociados entre as Farc e o governo da Colômbia, intermediados pelas Cruz Vermelha e por Piedad Córdoba.

Os protocolos estabelecem a suspensão das operações militares apenas por um determinado tempo nas áreas onde ocorrem as ações de libertação dos reféns. As comunicações também são vigiadas, assim como os voos comerciais.