O Núcleo de Estudos Afro-brasileiro da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realizará a III Semana da Consciência Negra, nos dias 17, 18, 19 e 21 de outubro, com palestras no cineauditório da Unidade I da UFGD e oficinas nas escolas de Dourados.

O tema dessa edição é “Ética, Estética e Preconceito Racial: Homenagem à Abdias do Nascimento”. De acordo com a programação, em 17 de outubro, a partir das 19h, o público poderá conferir a abertura cultural com a peça “Navio Negreiro”, dirigida por José de Oliveira Parente, e em seguida a mesa redonda com o tema “Negritude em 3 tempos” com o Prof. Dr. Gregório Foganholi Dantas falando sobre “Identidades ficcionais nos romances de José Eduardo Agualusa” e os professores mestres Braz Pinto Junior e José de Oliveira Parente falando sobre “Uma tempestade negra começa no Caribe – Aimé Cesáire (Martinica)”.

Já no dia 18 de outubro, a mesa redonda terá como tema “Literatura Africana e Sala de Aula”, com mediação do Prof. Dr. Linderval Augusto Monteiro e tendo como palestrantes a Profª. Dra. Leoné Astride Barzotto sobre “Pepetela e o conceito pós-colonial nas aulas de Literatura do Ensino Médio” e a Profª. Me. Ana Claudia Duarte Mendes sobre “Ancestralidade e cultura banto no Brasil”.

O último dia de palestras começará com o Exercício Cênico de Abdias seguido pelo vídeo Tributo à Abdias e mesa redonda sobre “Estética Racial e Racismo”, com o Prof. Me. Braz Pinto Junior sobre “REP & REV: teatro, história e identidade – Suzan-Lori Parks (EUA)” e com o Prof. Dr. Márcio Macedula Aguiar com o “Comunicado sobre Abdias do Nascimento”.

Todas as oficinas nas escolas de Dourados ocorrerão em 21 de outubro, às 19h, na Escola Estadual Castro Alves, com a Profª. Dra. Eugênia Portela de Siqueira Marques sobre “Estética e Diversidade Racial: Desenvolvendo Estratégias Pedagógicas com Bonecas Negras”; na Escola Estadual Vilmar Vieira Matos com o Prof. Me.

Gil de Medeiros Esper, com Teatro do Oprimido; e na Escola Estadual Presidente Getúlio Vargas com a Profª. Me. Carla Cristina de Oliveira Ávila sobre “Comunidades Quilombolas: Memórias e Danças Tradicionais em Minas Gerais”.