O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está investindo R$ 312,6 mil na aquisição de equipamentos médico-hospitalares. Parte dos equipamentos adquiridos já foi entregue pelos fornecedores e outra parte está empenhada, aguardando apenas o envio e recebimento.

Os equipamentos foram todos adquiridos com recursos próprios do HU/UFGD e incluem, além de aparelhos médico-hospitalares, instrumentos cirúrgicos e materiais fundamentais para a manutenção da qualidade do serviço prestado pela instituição.

Parte dos equipamentos adquiridos será encaminhada ao setor de ginecologia e obstetrícia, serviço incorporado pelo HU/UFGD em 1º de janeiro deste ano. Na lista, estão 40 berços para recém-nascidos, que já estão sendo encaminhados à maternidade. Também foram adquiridos instrumentais cirúrgicos, dois colposcópicos (utilizados nos exames de colposcopia), dois bisturis eletrônicos com aspirador de vapores, três balanças pediátricas, cinco detectores fetais e um aparelho de emissão oto-acústica, utilizado para o teste de orelhinha em recém-nascidos.

Também foram adquiridas 10 cadeiras de banho, cinco oxímetros portáteis (aparelho que mede a quantidade de oxigênio no sangue e a freqüência cardíaca do paciente), dois cardioversores (aparelho para monitorar e tratar ritmos anormais do coração) e três gravadores de Holter (utilizados para o controle da função cardíaca e diagnóstico do estado de saúde do paciente). A aquisição também inclui materiais de escritório, como computadores, estabilizadores e mesas.

Empenho

Além dos equipamentos já adquiridos e entregues pelo fornecedor, uma série de outros produtos já foi empenhada e aguarda apenas a entrega. Entre eles, está um aparelho faco-emulsificador para cirurgia de catarata, cujo valor empenhado é de R$ 122 mil. Também já está empenhada a aquisição de um software de avaliação nutricional, um impedanciômetro (utilizado para exames de tímpano, tubo de eustáquio, reflexo e demais exames clínicos) e cinco estadiômetros (equipamento para avaliação física e fisioterapia).

Todos os produtos foram e estão sendo adquiridos com recursos próprios do HU/UFGD, após processo de licitação.