UEMS realiza o Encontro Sul-mato-grossense de Educação Matemática

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul está realizando o Encontro Sul-mato-grossense de Educação Matemática (Esem) que iniciou ontem (26). O tema escolhido para o evento deste ano procura explorar o ambiente propiciado pelo encontro de professores da rede com professores em formação e explorar também as tensões e distanciamentos escola/universidade, pesquisa/ensino, forma…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul está realizando o Encontro Sul-mato-grossense de Educação Matemática (Esem) que iniciou ontem (26). O tema escolhido para o evento deste ano procura explorar o ambiente propiciado pelo encontro de professores da rede com professores em formação e explorar também as tensões e distanciamentos escola/universidade, pesquisa/ensino, formação/profissionalização. O evento segue até a próxima sexta-feira (28).

Na abertura, o coordenador do evento, Marcelo Batarce, destacou a importância da experiência que o professor adquire na escola regular. “Nós precisamos nos lembrar do trabalho que não aparece no currículo Lattes, aquele trabalho de formiguinha que constroi muitas coisas significativas”, disse Batarce.

Na palestra principal da noite, o professor da Unesp Vicente Garnica apresentou uma contextualização histórica da educação matemática e falou sobre a necessidade dos professores oferecerem aos alunos um ensino atual e atento à realidade do tempo presente.

O Esem é o mais tradicional e importante encontro Estadual na área de ensino de matemática. De acordo com os coordenadores, o encontro destina-se, primordialmente, aos professores da rede pública, aos alunos de licenciatura em matemática e pesquisadores da área. “Além da integração dos diversos setores da educação matemática de nosso estado, o Esem possibilita também o encontro de professores, pesquisadores e estudantes da nossa região com pesquisadores de outras regiões já bem estabelecidos no cenário nacional da pesquisa em educação matemática”, dizem os organizadores.

Conteúdos relacionados