A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) assinou um convênio com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, em que recebeu cerca de 260 mil reais para investir na criação de um Centro Regional de Referência Multidisciplinar de combate ao crack e outras drogas, com o objetivo de atender a 34 municípios da macrorregião de Dourados.

Para tratar sobre esse projeto, na manhã de ontem (25) a Reitoria da UEMS se reuniu com as professoras coordenadoras do Centro, Jussara Martins Cerveira de Oliveira, Loreci Gottschalk Nolasco e Cássia Barbosa Reis. Segundo elas, o projeto busca capacitar profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (Suas) a lidarem com o problema das drogas e com o apoio a seus familiares.

Serão ofertados neste período que prevê o edital (até dezembro de 2011) cinco cursos de capacitação. Cada curso tem público alvo específico e carga horária definida no documento em anexo a esta notícia. As aulas acontecem na sexta à noite, e no sábado pela manhã e à tarde, uma vez por mês. A previsão é de que em março as atividades didáticas já se iniciem.

Ministrarão os cursos professores da UEMS, além de profissionais como hebiatras, psiquiatras, delegados e promotores. Os alunos que participarem da capacitação terão certificação oferecida pelo Ministério da Justiça e UEMS.