O município de pode receber em breve um curso de medicina e a instalação de um hospital escola. Na sessão desta quinta-feira, dia 20, o deputado estadual Eduardo Rocha, líder do PMDB na Assembléia Legislativa, apresentou uma indicação solicitando as providências necessárias à instalação do curso de medicina na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Três Lagoas. Ele pediu ainda que paralelamente aconteça  a construção de um hospital universitário. O documento foi encaminhado à reitora da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Professora Doutora Célia Maria da Silva Oliveira, com cópia ao diretor do Campus de Três Lagoas, Professor Doutor José Antonio Menoni.

O município de Três Lagoas já possui dois campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul  e oferece as condições necessárias para a implantação de um curso de medicina. Segundo o deputado justificou, com o crescimento populacional e econômico da cidade, há uma crescente demanda no  deslocamento de muitos médicos para Três Lagoas, bem como a contratação pela Prefeitura de inúmeros profissionais da saúde.

“Porém, diante da dificuldade de encontrar profissionais dispostos a se mudarem para a região do Bolsão, o quadro de médicos disponíveis em Três Lagoas e região ainda é menor do que a demanda, faltando especialidades médicas essenciais, afirmou. “Com  a instalação do curso de medicina na UFMS de Três e do hospital universitário, haverá  residências nas mais diversas especialidades, que serão realizadas no município, contribuindo para a fixação desses tão importantes profissionais na própria região.

A implantação do curso de medicina em Três Lagoas vai atender um contingente de estudantes de toda a região do bolsão, que atualmente são obrigados a mudarem para cidades distantes , como Ribeirão Preto, Presidente Prudente e Campo Grande para que possam participar do curso. “A instalação da faculdade e do hospital vai ser bom para todos, estudantes e comunidade da região, que poderá contar com mais opção no atendimento à saúde”, disse o deputado.