Tornado mata pelo menos 89 pessoas no Missouri
Pelo menos 89 pessoas morreram em Joplin, no Estado norte-americano do Missouri, e o saldo deve aumentar após a passagem de um dos tornados mais mortais da história local pela pequena cidade no domingo, disseram autoridades nesta segunda-feira. Equipes de resgate de toda a região trabalharam a noite toda na cidade de cerca de 50 […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Pelo menos 89 pessoas morreram em Joplin, no Estado norte-americano do Missouri, e o saldo deve aumentar após a passagem de um dos tornados mais mortais da história local pela pequena cidade no domingo, disseram autoridades nesta segunda-feira.
Equipes de resgate de toda a região trabalharam a noite toda na cidade de cerca de 50 mil habitantes em busca de mortos e feridos e para auxiliar os desabrigados.
Autoridades disseram que esperavam encontrar mais corpos com a luz do dia na segunda-feira à medida que reviram os escombros.
O tornado arrancou o telhado de um hospital com cerca de 180 pacientes e aproximadamente 2 mil edifícios foram destruídos.
“É uma tragédia significativa”, disse Jay Nixon, governador do Missouri. “Estamos trabalhando a todo vapor. Temos que fazer uma busca completa… para ter certeza de que se houver alguém vivo nos destroços vamos tirá-los.”
O trajeto do tornado por Joplin foi estimado em 9,5 km de comprimento e 1 km de largura.
“A perda de vidas é inacreditável”, disse Mike Woolston, prefeito de Joplin. “Ainda estamos tentando encontrar pessoas. O quadro é bastante sombrio.”
Um necrotério temporário foi montado na Universidade Missouri Southern State, e uma sala de concertos serve como abrigo para pessoas cujas casas e negócios foram devastados.
A devastação ultrapassou aquela vista no mês passado, quando um ciclone atingiu Tuscaloosa, no Estado do Alabama, matando mais de 30 pessoas.
O governador declarou estado de emergência e ordenou às tropas da Guarda Nacional do Missouri que se mobilizem para ajudar os patrulheiros do Estado e outras agências a reagir às tempestades que ele disse terem causado “enormes danos por todo o Missouri”.
Melodee Colbert-Kean, membro do conselho de Joplin e vice-prefeita, disse que a cidade está mergulhada no “caos”.
“É uma devastação absoluta para onde quer que se olhe no sul e no leste –negócios, condomínios de apartamentos, casas, carros, árvores, escolas, tudo veio abaixo”, disse ela à Reuters por telefone na manhã de segunda-feira.
Estima-se que cerca de 10 por cento da cidade, somando-se cerca de 2.000 estruturas, foram atingidas pelo grosso da tempestade, baseado em uma verificação aérea preliminar.
O presidente Barack Obama emitiu um comunicado com suas “mais profundas condolências” às famílias das vítimas. Ele disse ter orientado a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (Fema na sigla em inglês) a apoiar os esforços de reação e recuperação.
Um funcionário da Casa Branca disse que Obama foi informado diversas vezes sobre os tornados no voo do Air Force One para a Irlanda.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Jovem tem faca cravada no ombro e pulmão perfurado após briga com namorada
Jovem deve passar por cirurgia
Deu ruim: ladrão rouba loja de celulares e logo depois é capturado por populares em Dourados
Acusado foi levado até a delegacia pelo próprio dono do estabelecimento
[ BASTIDORES ] Flashing lights… Vereador fez sessão de fotos no escuro
Casas de Leis cancelaram atividades após falta temporária de luz
Proposta quer cassar o Grande Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul após queda de al-Assad
O relator do projeto é o deputado Rodrigo Valadares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.