As autoridades interinas da Líbia anunciaram na manhã deste domingo (23) que uma autópsia foi realizada no corpo do ex-ditador Muammar Kaddafi na última madrugada, e que os legistas confirmaram um tiro como a causa da morte.

O governo diz garantir que um sepultamento normal deve ocorrer e que o cadáver será entregue aos familiares do ex-líder. “Ele morreu devido a um tiro de arma de fogo. É óbvio”, disse o legista, sem precisar se o local do tiro mortal é realmente no lado esquerdo da cabeça do ex-ditador, onde há uma marca de disparo, segundo as fotografias e vídeos divulgados mostram.

“Ainda há diversas questões. Temos que repassar [o relatório]ao procurador-geral. Mas tudo será revelado publicamente. Nada será escondido”, acrescentou. As revelações chegam um dia de Mahmoud Jibril, primeiro-ministro interino da Líbia, ter dito que o país deve realizar eleições livres e democráticas em até oito meses para formar um conselho com a missão de escrever uma nova Constituição e criar um governo provisório.

A autópsia foi conduzida num necrotério da cidade de Misrata, a cerca de 200 km ao leste da capital líbia, Trípoli. Após os exames, o corpo deve ser colocado novamente na sala refrigerada de um mercado local, onde tem sido visto por centenas de líbios munidos de câmeras e celulares desde sexta-feira (21).