A mudança no fuso horário nos estados do , e Pará foi vetada pela Presidência da República. A decisão foi tomada na terça-feira (20) pelo presidente em exercício Michel Temer e publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (21).

O veto ocorreu durante a viagem da presidenta Dilma Rousseff ao Uruguai para participar da reunião de cúpula do Mercosul.

Com o veto, o horário para esses estados voltará a ser de duas horas de diferença em relação a Brasília. O aprovado pelo Congresso Nacional alterava o fuso horário atualmente de uma hora a menos em relação ao horário oficial de Brasília, para duas horas de diferença.

Essa marcação vigorou até 2008, quando foi aprovado pelo Congresso um projeto de lei do então senador Tião Viana (PT), hoje, governador do Acre.

No entanto, a maior parte dos eleitores do estado escolheu a volta ao horário antigo, em um referendo realizado em 2010. Votaram a favor das duas horas de diferença 56% dos eleitores.

Michel Temer justificou o veto com base na escolha dos moradores. “Da forma como redigido, o projeto de lei não permite a apreciação individualizada das alterações propostas aos fusos horários nos estados do Acre, do Amazonas e do Pará, impedindo a apreciação da matéria face às realidades locais de cada um dos entes afetados”, destacou.