Geral

Tema da redação do Enem é elogiado por estudantes do DF

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) agradou aos estudantes do Distrito Federal, que tiveram que escrever sobre o uso da internet e das redes sociais. Para a estudante Camilla Duarte, 18 anos, uma das primeiras a terminar a prova numa escola da Asa Norte, em Brasília, a redação teve um […]

Arquivo Publicado em 23/10/2011, às 18h07

None
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) agradou aos estudantes do Distrito Federal, que tiveram que escrever sobre o uso da internet e das redes sociais. Para a estudante Camilla Duarte, 18 anos, uma das primeiras a terminar a prova numa escola da Asa Norte, em Brasília, a redação teve um tema atual e próximo da realidade dos candidatos.
“Eram duas opções de redação, mas com um tema em comum: o uso das redes sociais. Acho que fui melhor na prova de ontem do que na de hoje”, disse Camilla, aspirante a uma vaga no curso de Odontologia. “Espero ter ido bem”, afirmou.
Daniel Pereira, 18 anos, candidato ao curso de engenharia mecatrônica, também elogiou o tema da redação. “Sempre me dei bem com internet, achei um tema atual”, disse o estudante. Apesar de ter gostado do assunto, o estudante considerou a prova cansativa. “Eram 28 páginas”, reclamou.
O estudante, que ontem chegou atrasado e perdeu a primeira prova, não desanimou e compareceu ao segundo dia. Daniel afirmou que não foi informado sobre o procedimento para quem perdeu uma das provas. “Vou ligar e perguntar como devo fazer agora”, disse. Ele culpou a demora de ônibus pelo atraso de ontem e, por isso, saiu meia hora mais cedo de casa hoje.
Neste domingo, a prova terá duração de 5h30, uma hora a mais do que sábado. No Distrito Federal, eram esperados cerca de 75 mil candidatos, mas a caputal do País foi o local com recorde de abstenções no sábado, com 31.24%. A média de abstenção neste ano em todo o Brasil foi de 25,29%. No ano passado, o índice registrado no primeiro dia de exame foi de 27%.
Recorde de inscritos 
Mais de 5 milhões de candidatos se inscreveram para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. No sábado, primeiro dia do exame, os candidatos responderam a questões de Ciências Humanas e da Natureza.
A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.
Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.
Correção online
O Terra, com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção online das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas em 1.599 municípios brasileiros. A correção poderá ser acompanhada, questão por questão, pela internet.
Jornal Midiamax