A 5ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, estudo que vem se consolidando como uma das principais ferramentas de disseminação de dados e estatísticas sobre a área de segurança pública, revela que em Mato Grosso do Sul a taxa de crimes letais intencionais por homicídio doloso diminuiu.

Segundo o estudo divulgado na última semana, em 2009 o número de crimes desta natureza era de 432, enquanto que em 2010 foi de 348. Variação de – 22,4%.

Já os crimes letais intencionais por latrocínio cresceram no estado. A variação foi de 20,4%. Em 2009 houve 8 registros deste tipo de crime no estado, enquanto que em 2010 houve 10.

O Brasil também teve redução de crimes letais intencionais. Em 2009, o país teve 42.023 crimes desta natureza, enquanto que em 2009 teve 40.974.

Comparado em seu mesmo grupo de pesquisa, Mato grosso do Sul perde apenas para , que teve uma variação de – 63,8%. Santa Catarina apresenta redução, entretanto o sistema indica que o valor informado para Santa Catarina corresponde a apenas 31,7% das áreas cobertas pelas unidades policiais.

Lesão corporal seguida de morte praticamente dobrou no estado. A variação foi de 92,8%. Em 2009 houve 2 registros, enquanto que em 2010 houve 4.

O número de crimes violentos letais intencionais também baixou. A variação foi de – 21,06. Em 2009 houve 442 crimes deste tipo, em 2010 362.

Desafio

Um dos pontos revelados no anuário é que “em paralelo ao necessário investimento na estruturação de ferramentas e tecnologias que permitam reverter o cenário de piora na qualidade da informação, o Brasil enfrenta o desafio de pactuação de regras transparentes e obrigatórias de registro e publicação dos dados na área”.

O anuário

Divulgado na última semana, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, aponta cinco anos de esforços e investimentos na compilação de informações sobre as diferentes dimensões envolvidas nas políticas nesse campo e nas ações das polícias brasileiras.

Para sistematizar as informações, a metodologia da classificação dos grupos utilizou como indicadores sintéticos: 1) média do percentual de óbitos mal definidos; 2) média do percentual de óbitos por causas externas mal definidas; 3) média das taxas de mortes por agressões e das taxas de crimes violentos letais intencionais e; 4) percentual da cobertura.

Como resultado desses indicadores padronizados foi gerado três grupos de unidades da federação mediante o emprego da análise de agrupamento hierárquico. Mato Grosso do Sul ficou classificado no Grupo 1, que é o grupo com informações mais precisas e detalhadas. Neste grupo ficaram 16 Estados brasileiros.

Para acessar o Anuário Brasileiro de Segurança Pública clique aqui.