Suspeito de tiroteio no Arizona é acusado formalmente nos EUA
Os Estados Unidos acusaram formalmente neste domingo (9) Jared Loughner, o homem que foi preso por ser suspeito de matar seis pessoas e ferir 14 em Tucson, no Arizona, entre elas a deputada democrata Gabrielle Giffords, que se recupera no hospital de uma cirurgia após ter sido baleada na cabeça. Loughner foi indiciado por cinco […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os Estados Unidos acusaram formalmente neste domingo (9) Jared Loughner, o homem que foi preso por ser suspeito de matar seis pessoas e ferir 14 em Tucson, no Arizona, entre elas a deputada democrata Gabrielle Giffords, que se recupera no hospital de uma cirurgia após ter sido baleada na cabeça.
Loughner foi indiciado por cinco acusações de homicídio e tentativa de homicídio, anunciou o promotor do Arizona em um comunicado.
Jared Lee Loughner é “suspeito de atirar na representante americana Gabrielle Giffords, no juiz federal John Roll, em Gabriel Zimmerman, integrante da equipe da deputada, e em cerca de outras 16 pessoas no sábado em Tucson”, disse o promotor.
Nas acusações, os investigadores disseram ter encontrado um envelope na residência do rapaz com frases escritas à mão: “Eu planejei antecipadamente” e “Meu assassinato”, além do nome “Giffords” e o que parecia ser a assinatura de Loughner.
As acusações foram registradas na corte federal de Tucson.
Mais cedo neste domingo, o presidente Barack Obama pediu que os cidadãos americanos se juntem a ele em um “momento de silêncio” na segunda-feira (10) pelas vítimas do tiroteio em Tucson, no estado do Arizona, que ocorreu no sábado.
“Amanhã às 11h (15h no horário brasileiro de verão), eu convoco os americanos a observarem um minuto de silêncio em homenagem às vítimas inocentes nessa tragédia sem sentido em Tucson, Arizona, incluindo aqueles que ainda estão lutando por suas vidas”, disse ele em um comunicado.
Gabrielle mostra sinais de recuperação e já consegue se comunicar e obedecer a ordens simples como mostrar dois dedos, disse neste domingo um médico que a atende.
“Estamos muito encorajados por isso”, disse o neurocirurgião Michael Lemole, Jr. “Estou cautelosamente otimista.”
O projétil atravessou seu cérebro do lado esquerdo. Porém, dada a natureza devastadora do ferimento, os médicos disseram que não tinham certeza da extensão dos danos cerebrais sofridos por Giffords.
Giffords foi atingida em um tiroteio durante um encontro com eleitores em um supermercado, que deixou 6 mortos e outros 13 feridos.
Foi preso Jared Lee Loughner, de 22 anos, descrito pelas autoridades como uma pessoa de “passado problemático”. O jovem está sob custódia do FBI, a polícia federal dos EUA. A polícia ainda procura um segundo suspeito, provável cúmplice de Jared.
As autoridades investigam se há motivação política no crime, em um estado em que o clima estava acirrado desde a campanha eleitoral das eleições de novembro passado.
Ataque
O atirador teria tentado falar com a deputada no evento, um encontro com eleitores do lado de fora de um mercado na cidade.
Ao ser informado por assessores dela que teria de esperar, foi embora, voltou com uma arma semiautomática e começou a atirar, segundo Alex Villec, que trabalhava no evento.
Primeiro, ele atirou na deputada. Ela foi atingida por um único tiro, que atravessou sua cabeça.
Depois, ele começou a disparar indiscriminadamente e só parou ao ser detido por dois homens, de acordo com a polícia.
Jason Pekau, vizinho de um estabelecimento comercial perto do local do tiroteio, disse que ouviu entre 15 e 20 tiros.
Os mortos são o juiz distrital John Roll, de 63 anos, Christina Greene, 9, Gabe Zimmerman, 30, Dorthy Murray, 76, Dorwin Stoddard, 76, e Phyllis Scheck, 79.
O juiz Roll teria passado no encontro para saudar a deputada, que era sua amiga, segundo testemunhas. Ele tinha vindo da missa.
A menina Christina chegou a ser levada ao hospital, onde morreu. Ela era neta de Dallas Green, técnico do time de beisebol Philadelphia Phillies campeão mundial de 1980, segundo a imprensa local.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Marido é assassinado a pauladas por populares após agredir esposa em Ladário
Caso aconteceu na noite de sexta-feira (13) e, até o momento, não há informações sobre os autores do crime
Elon Musk acumula fortuna e lidera lista dos mais ricos dos EUA; confira o ranking da Forbes
Musk tem fortuna estimada em R$ 2,55 trilhões
Gracyanne Barbosa se pronuncia após irmã se declarar a Belo: “Respeito”
Após irmã rasgar elogios a Belo, Gracyanne Barbosa quebra o silêncio e explica a relação entre Giovanna e o ex-marido; saiba detalhes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.